Janeiro Roxo promove conscientização sobre a hanseníase

Campanha alerta e orienta a população sobre a doença

Janeiro Roxo promove conscientização sobre a hanseníase

A hanseníase é uma das enfermidades mais antigas do mundo. Doença crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae, caracteriza-se pela alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil da pele, bem como a força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.  No primeiro mês do ano, a doença entra no calendário de ações de saúde pública com a campanha Janeiro Roxo. O Brasil é o segundo país com mais casos da doença no mundo, ficando atrás apenas da Índia. Por ano, são registrados cerca de 30 mil casos no país, incluindo adultos e crianças.

Embora com incidência em Itupeva bastante baixa, com apenas um paciente em tratamento neste momento, a Secretaria de Saúde realiza, durante todo o mês, a distribuição de materiais informativos com orientações sobre a doença, sintomas e formas de tratamento.

Como a hanseníase é transmitida?

A transmissão da Hanseníase se dá entre pessoas. Um indivíduo doente que apresenta a forma infectante da doença (multibacilar – MB), estando sem tratamento, elimina o bacilo pelas vias respiratórias (secreções nasais, tosses, espirros), podendo assim transmiti-lo para outras pessoas suscetíveis.

Sintomas da doença?

Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade térmica (frio e calor), tátil (ao tato) e à dor.

Podem surgir, principalmente, nas extremidades das mãos e dos pés, na face, nas orelhas, no tronco, nádegas e pernas.

Tratamento

A Hanseníase tem cura e o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza diagnóstico e tratamento gratuitamente. Para identificar a doença, é feito um exame para detectar lesões ou áreas de pele com alteração de sensibilidade e/ou comprometimento de nervos periféricos, responsáveis pela parte motora e sensitiva dos membros superiores e inferiores do corpo. O tratamento é chamado de poliquimioterapia (PQT), sendo composto por uma associação de antibióticos. E é feito com a tomada de doses mensais em unidades de saúde e em casa.

Atendimento

Em Itupeva, os atendimentos à população são realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Nestes equipamentos os munícipes recebem orientações, passam por consultas e, se necessário, por encaminhamento médico.

 

Por Comunicação Prefeitura de Itupeva