Itupeva Realiza Evento Inclusivo em Comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Nessa quarta-feira (4), o Parque da Cidade de Itupeva foi palco de uma celebração inédita: a Virada Inclusiva, realizada em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 3 de dezembro.
Com o tema "Superamos barreiras, protagonizamos mudanças", o evento foi realizado no período da noite, com uma programação diversificada que promoveu inclusão, conscientização e celebração das potencialidades das pessoas com deficiência.
A atividade integrou pela primeira vez o Programa da Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo, destacando o compromisso do município com a construção de uma sociedade mais inclusiva.
O prefeito Rogério Cavalin e o vice-prefeito Isaque Messias estiveram no evento, onde cumprimentaram os participantes.
“São iniciativas de grande importância e que mostram que Itupeva está disposta a avançar nessas questões, com mais inclusão e respeito às pessoas com deficiência”, pontuou o prefeito.
Dayane Bandeira, presidente do Comped (Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Itupeva), destacou a importância da data. “É um dia de reflexão, de chamar a atenção para socialização, a igualdade de oportunidades e interação social”. Ela também agradeceu ao apoio da Prefeitura. "Agradeço a Prefeitura por ter apoiado a realização do nosso evento e pelo suporte oferecido".
Apresentações Culturais e Esportivas
O evento começou com uma encantadora apresentação de Ginástica Rítmica do Projeto PEPT - Projeto Esporte Para Todos, seguida pela participação do Projeto Trânsito em Cifras, da Secretaria de Mobilidade Urbana, que trouxe uma performance musical inspiradora.
Na sequência, o público participou de uma animada aula de atividade física conduzida pelo professor Fábio Ferreira. Logo após, a Roda de Capoeira com a Ong O Saci trouxe muita energia e cultura ao palco.
A noite se encerrou com a vibrante apresentação da Bateria do Projeto Cultuando Vidas, acompanhada pelos cantores da escola de samba Arco-Íris, em uma celebração contagiante.
Atividades Inclusivas e Serviços de Saúde
Além das apresentações, o evento ofereceu vivências de esportes adaptados, como bocha adaptada e vôlei sentado, proporcionados pelo PEPT.
As crianças também participaram de atividades de desenho, enquanto profissionais da APAE de Itupeva e do Centro CAIO ofereceram orientações sobre serviços essenciais.
A Secretaria de Saúde esteve presente, realizando aferição de pressão arterial e testes de glicemia. Houve também momentos de relaxamento com sessões de massagem, oferecidas por profissionais como Amanda, da Clínica de Fisioterapia, e Pilates Louise Andrade, e as massoterapeutas Dirce Sampaio e Daiana Santos, que também encantou com suas tranças.
Conscientização e Cidadania
Durante o evento, o público recebeu informações sobre benefícios importantes, como LOAS e BPC, além da carteirinha do autismo, reforçando a importância do acesso aos direitos das pessoas com deficiência.
Maria Ribeiro dos Anjos, disse que a filha, Franciele Ribeiro, de 31 anos, participa de várias atividades do PEPT e classificou como “muito importante” a realização de eventos que chamem a atenção para a causa. “Minha filha é bastante ativa e gosta de participar, isso é muito bom para ela”.