Itupeva Realiza Evento Inclusivo em Comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Itupeva Realiza Evento Inclusivo em Comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Nessa quarta-feira (4), o Parque da Cidade de Itupeva foi palco de uma celebração inédita: a Virada Inclusiva, realizada em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 3 de dezembro.

Com o tema "Superamos barreiras, protagonizamos mudanças", o evento foi realizado no período da noite, com uma programação diversificada que promoveu inclusão, conscientização e celebração das potencialidades das pessoas com deficiência.

A atividade integrou pela primeira vez o Programa da Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado de São Paulo, destacando o compromisso do município com a construção de uma sociedade mais inclusiva.

O prefeito Rogério Cavalin e o vice-prefeito Isaque Messias estiveram no evento, onde cumprimentaram os participantes.

“São iniciativas de grande importância e que mostram que Itupeva está disposta a avançar nessas questões, com mais inclusão e respeito às pessoas com deficiência”, pontuou o prefeito.

Dayane Bandeira, presidente do Comped (Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Itupeva), destacou a importância da data. “É um dia de reflexão, de chamar a atenção para socialização, a igualdade de oportunidades e interação social”. Ela também agradeceu ao apoio da Prefeitura. "Agradeço a Prefeitura por ter apoiado a realização do nosso evento e pelo suporte oferecido".

Apresentações Culturais e Esportivas

O evento começou com uma encantadora apresentação de Ginástica Rítmica do Projeto PEPT - Projeto Esporte Para Todos, seguida pela participação do Projeto Trânsito em Cifras, da Secretaria de Mobilidade Urbana, que trouxe uma performance musical inspiradora.

Na sequência, o público participou de uma animada aula de atividade física conduzida pelo professor Fábio Ferreira. Logo após, a Roda de Capoeira com a Ong O Saci trouxe muita energia e cultura ao palco.

A noite se encerrou com a vibrante apresentação da Bateria do Projeto Cultuando Vidas, acompanhada pelos cantores da escola de samba Arco-Íris, em uma celebração contagiante.

Atividades Inclusivas e Serviços de Saúde

Além das apresentações, o evento ofereceu vivências de esportes adaptados, como bocha adaptada e vôlei sentado, proporcionados pelo PEPT.

As crianças também participaram de atividades de desenho, enquanto profissionais da APAE de Itupeva e do Centro CAIO ofereceram orientações sobre serviços essenciais.

A Secretaria de Saúde esteve presente, realizando aferição de pressão arterial e testes de glicemia. Houve também momentos de relaxamento com sessões de massagem, oferecidas por profissionais como Amanda, da Clínica de Fisioterapia, e Pilates Louise Andrade, e as massoterapeutas Dirce Sampaio e Daiana Santos, que também encantou com suas tranças.

Conscientização e Cidadania

Durante o evento, o público recebeu informações sobre benefícios importantes, como LOAS e BPC, além da carteirinha do autismo, reforçando a importância do acesso aos direitos das pessoas com deficiência.

Maria Ribeiro dos Anjos, disse que a filha, Franciele Ribeiro, de 31 anos, participa de várias atividades do PEPT e classificou como “muito importante” a realização de eventos que chamem a atenção para a causa. “Minha filha é bastante ativa e gosta de participar, isso é muito bom para ela”.

Virada Inclusiva (253)

Virada Inclusiva (187)

Virada Inclusiva (177)

Virada Inclusiva (175)

Virada Inclusiva (153)

Virada Inclusiva (133)

Virada Inclusiva (115)

Virada Inclusiva (110)

Virada Inclusiva (109)

Virada Inclusiva (64)

Virada Inclusiva (21)

Virada Inclusiva (159)

Virada Inclusiva (260)