Em benefício da saúde mental, Itupeva oferece apoio psicológico à população

Serviço gratuito integrado ao SUS está à disposição dos munícipes, mediante encaminhamento

Em benefício da saúde mental, Itupeva oferece apoio psicológico à população

A campanha ‘Janeiro Branco’ de incentivo aos cuidados com a saúde mental é desenvolvida em âmbito nacional, promovida anualmente e, em Itupeva, diversos serviços estão disponíveis à população, em especial daqueles que necessitam de cuidados mais específicos.

De acordo com a coordenadora da Saúde Mental de Itupeva, Débora Chepuck Piedade, o município dispõe de atendimento psicológico em quase todas as Unidades Básicas de Saúde, serviço este integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Esse serviço acontece na cidade há muito tempo e os pacientes são atendidos mediante encaminhamento médico e avaliação a respeito da necessidade de cada caso”, comentou.

Após o encaminhamento médico, o paciente poderá ser direcionado para alguma UBS, para o Ambulatório de Saúde Mental ou até mesmo ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Os atendimentos nas UBS’s são voltados para pacientes em sofrimento mental leve. Já no Ambulatório de Saúde Mental os trabalhos são direcionados para pessoas que já possuem transtornos mentais. Por fim, o CAPS é específico para atendimento de pessoas em crises severas e agudas ou para transtornos crônicos, como, por exemplo: esquizofrenia.

“O atendimento psicológico pode ajudar muito a pessoa no processo de autoconhecimento, facilitando a maneira de lidar com sentimentos, pensamentos e comportamentos”, comentou Débora.

A campanha Janeiro Branco 2023 tem uma importância ainda maior, justamente por conta do pós-pandemia. “Temos notado que, em virtude da pandemia, as pessoas sentiram a necessidade de manter uma boa saúde mental, para lidar com os medos e incertezas que foram fortes neste período. Por isso, nosso trabalho está à disposição dos municípes que queiram estar em dia com a sua saúde mental”, explicou.

Serviços

O Ambulatório de Saúde funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas, na rua José Alves, 555, no Jardim Ana Luiza.

Já o Centro de Atenção Psicossocial atende nestes mesmos dias e horários, na rua Octávio Fabrício, 51, no Jardim Ana Luiza.

Sobre a campanha Janeiro Branco em Itupeva

Com o tema ‘Cuidar da saúde da mente é tão importante quanto o cuidado com o corpo’, a campanha Janeiro Branco em Itupeva contará no dia 18, das 14 às 16 horas, no Centro de Convivência do Idoso (CCI), localizado na rua Hermenegildo Baston, s/n, no bairro Nova Tuiuti, com  a palestra ‘Felicidade já e ao alcance de todos’, que será ministrada pelo monge Gen Kelsang Drime. Esta atividade será aberta à população.

Ainda como parte da programação do ‘Janeiro Branco’, a UBS Parque das Hortênsias – que funciona na rua Miguel Santos, 221, no Parque das Hortênsias – contará com a presença da psicóloga Dalva Souza de Viveiros, que conduzirá palestra sobre a temática da campanha. Esta ação ocorrerá na sala de espera entre 7h30 e 8 horas, período com maior concentração de pacientes.

Já nos dias 24, 26 e 31 de janeiro, às 9h30 e também às 13h30, a Equipe Técnica do CRAS Monte Serrat, através da psicóloga e da monitora social, desenvolverá breves palestras na sala de espera com o tema 'Janeiro Branco: cuidando da mente'. Ainda no local, ao término de cada evento serão realizadas dinâmicas com o público presente.

Além disso, no Núcleo das Práticas Integrativas, que funciona no 2° andar do Centro de Especialidades – que atende na rua Emílio Tosi, 80, no Jardim São Vicente – os Grupos de Educação em Saúde desenvolvem, continuamente, algumas práticas, como: Acupuntura e Reiki (terapias) e Yoga (conjunto de técnicas que combina respiração, posições corporais, flexibilidade e meditação). Os atendimentos à população são realizados mediante encaminhamentos através das UBS’s.

Por Comunicação Prefeitura de Itupeva

IMG_8410

IMG_8413