Cursinho Solidário preparatório para o ENEM é concluído em 2022
Ação teve início em maio e chegou a reunir cerca de 80 alunos de Itupeva

Jovens participaram da última aula preparatória para o Exame Nacional do Ensino Médio
O Cursinho Solidário preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que ocorreu nas dependências do Fundo Social de Solidariedade foi concluído neste sábado (5).
Essa iniciativa foi um trabalho voluntário de vários professores municipais e estaduais, com apoio da Prefeitura de Itupeva, através das secretarias de Desenvolvimento Social e de Gestão Pública, por meio da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor.
De acordo com o coordenador do projeto, o professor doutor Adilson Pereira, esse cursinho foi totalmente gratuito aos jovens, que tiveram toda a estrutura física, logística e didática fornecida pela gestão municipal. “O cursinho teve início em maio, chegando a atender até 80 alunos de forma presencial. As disciplinas, cujas as aulas foram ministradas contemplaram as seguintes áreas: Língua Portuguesa, inclusive redação, Matemática, Física, Química, Biologia e História, preparando os jovens que estão na fase de prestar o ENEM, que se inicia no dia 13 de novembro”, comentou.
Adilson Pereira informa, ainda, que as perspectivas de continuidade do projeto são grandes. “A ideia é ampliar este atendimento a partir de 2023, a toda comunidade estudantil do Ensino Médio de Itupeva”, detalhou.
Quem esteve presente neste último dia de aula e desejou sorte aos alunos foi a secretária de Desenvolvimento Social, Aline Alves. “A educação é uma ação transformadora na vida de toda a sociedade. Com dedicação e empenho seus objetivos e sonhos podem ser realizados”, afirmou ao lado da professora Gislaine Silveira, que leciona Biologia e atua como diretora do Cemeb Monteiro Lobato, na Vila São João.
Representando os alunos, Pablo de Oliveira Mantovani, de 17 anos, destacou como foi essa experiência durante todo o cursinho e o que espera a respeito do ENEM. “Pela primeira vez participei de um curso preparatório, que teve uma grande abrangência com relação as disciplinas, visando o ENEM, do qual me sinto preparado e disposto para fazer. Aprendi vários temas que não tinha me aprofundado antes, formei novas amizades e me enturmei bastante com os colegas e com os professores. Foi uma oportunidade incrível de aprendizado”, confirmou.
Saiba mais – A organização do Cursinho Solidário agradece a todos os professores colaboradores desta iniciativa: Fernando (História) e Ricardo (Matemática) da EE Manoel José da Fonseca, Vinícius (Química) da EE José Polli, Renata (Língua Portuguesa e Inglês) que atua como gestora do Cemeb Victória Cômodo Raymundo Fernandez, Paulo José (Geografia) e o servidor público municipal, David Barbosa (Geografia).