Com panfletagem na feira livre, Prefeitura e Conselho Tutelar iniciam ações do Maio Laranja

Ao longo do mês, os CRAS e o Programa Criança Feliz também abordarão o tema nas atividades de rotina

Com panfletagem na feira livre, Prefeitura e Conselho Tutelar iniciam ações do Maio Laranja

O mês de maio é marcado, em todo Brasil, por ações de combate e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, pela campanha Maio Laranja.Em Itupeva, as ações deste mês tiveram início nessa quarta (8), com panfletagem e orientações aos munícipes no Parque da Cidade.

Servidores da Prefeitura, especialmente da Secretaria de Desenvolvimento Social, se juntaram aos conselheiros tutelares para orientar a população sobre o mês.

O prefeito Rogério Cavalin esteve na abertura e comentou sobre a campanha. “O Conselho Tutelar tem a missão de garantir os direitos das nossas crianças e adolescentes. Nós, enquanto Prefeitura e poder público, criamos políticas públicas e intensas para este combate. Este assunto é um verdadeiro desafio para todos os municípios. Mas, informando sobre a importância da denúncia já é um bom começo”, disse ele, ao lado da representante da secretaria de Desenvolvimento Social, Eliana Alencar.

O presidente do Conselho Tutelar, Alessandro Freitas, também reforçou a importância da conscientização. “Infelizmente o abuso infantil deixa marcas nas crianças para a vida toda. A gente acha que acontece só em outras cidades, mas infelizmente Itupeva também tem casos. Cuidar das nossas crianças e adolescentes é uma obrigação de todos nós. Tudo começa na conscientização!”, declarou.

Ações durante o mês
Ao longo do mês, os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e o Programa Criança Feliz também abordarão o tema nas atividades de rotina.

Haverá também uma atividade de conscientização do Conselho Tutelar realizada nos semáforos da cidade com placas móveis. Além disso, os Conselheiros também farão palestras para professores da rede municipal com o tema ‘Saber para Proteger’ nos dias 20 e 21 de maio, às 9h, às 13h e às 18h30. Já no dia 24 de maio os encontros acontecem às 8h e às 14h10.

Números
Segundo informações publicadas no site Maio Laranja, oficial da campanha, a cada hora 3 crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% tem entre 1 e 5 anos de idade.

Todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no nosso país e há dados que sugerem que somente 7,5% dos dados cheguem a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números na verdade são muito maiores.

 

maio-laranja (4)

 

maio-laranja (5)

 

maio-laranja (3)