Com análise de solo gratuita, Prefeitura aprimora e fortalece a agricultura do município

Equipe técnica na Prefeitura faz a coleta e envia para um laboratório conveniado

Com análise de solo gratuita, Prefeitura aprimora e fortalece a agricultura do município

Fazer com que o produtor rural cresça, se fortaleça e aumente seu rendimento, independentemente do tamanho de sua propriedade ou o tipo de produção, são algumas das missões da Prefeitura de Itupeva e da Secretaria de Agricultura e Cultura.

Pensando nisso, a Prefeitura coloca em prática o Programa de Monitoramento de Fertilidade do Solo, com a análise de solo gratuita.

O produtor rural Ademir Vanini, do Apiário Nona Emília, identificou que o solo de sua propriedade precisa de ainda mais cuidados. “Percebi que, por exemplo, a minha produção de quiabo muda de qualidade de acordo com o local que eu planto. Por isso solicitei o serviço. Quero entender o que há no solo”, explicou ele.

Depois de fazer a solicitação ao Departamento de Agricultura, sob supervisão da diretora departamento Sueellen Pestana, o técnico agrícola Gabriel Forti esteve na propriedade na manhã desta segunda-feira (27) onde coletou diversas amostras de solo.

Além de entender as necessidades nutricionais do solo, a análise também permitirá que Ademir inicie outras culturas e aprimore as já existentes. “Hoje já colho uva de vinho e com a análise queremos adequar para ficar ainda melhor. Também é de nosso desejo iniciar o plantio de mandioca e outras hortaliças”, explicou o agricultor.

A equipe técnica na Prefeitura faz a coleta e envia para um laboratório conveniado em Sumaré. Cada análise custaria ao produtor em média 100 reais, sendo que é possível realizar dois tipos de pesquisa: a física e a química.

Os produtores rurais interessados em utilizar o programa Fertilidade de Solo podem entrar em contato pelo telefone (11) 4591-8519 de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

AGRICULTURA-ANALISE-DE-SOLO (2)