Com agendamento on-line, Prefeitura inicia novo ciclo de vacinação contra raiva animal
Objetivo é imunizar cães e gatos contra a raiva, doença transmitida por vírus

A Prefeitura de Itupeva começa neste sábado (11) a vacinação contra raiva animal de 2023. Para isso, a Unidade de Vigilância de Zoonoses implantou um novo formato de agendamento, em que o tutor do cão ou gato escolhe o melhor horário para a vacinação.
A vacinação antirrábica em Itupeva será mantida como uma ação de rotina, realizada sempre aos sábados, durante o ano todo, em 10 pontos fixos distribuídos pelos bairros, mediante agendamento prévio.
O objetivo é imunizar cães e gatos contra a raiva, doença transmitida por vírus tanto para o homem como para o animal. Em 2022, foram vacinados 1600 animais e a expectativa é ultrapassar esse número.
A vacinação está liberada para todos os cães e gatos do município a partir de 3 meses de vida. "Por ser uma vacinação anual, orientamos que aqueles animais vacinados em 2022, que já tenham 1 ano de intervalo, sejam imunizados novamente. Pedimos que os tutores façam o agendamento e protejam seus bichinhos", explicou Dra. Jane Fraga, médica veterinária da UVZ. "Pedimos também que os tutores que não puderam vacinar seus animais em 2022 acessem o site da Prefeitura e agendem a vacinação já no primeiro semestre do ano”, acrescentou Jane.
A partir de agora as agendas de vacinação estarão disponíveis sempre com um mês de antecedência e conforme o cronograma for cumprido, novas datas serão liberadas no site da Prefeitura. O agendamento deve ser feito neste link: https://www.itupeva.sp.gov.br/prefeitura/unidade-de-vigilancia-em-zoonoses-de-itupeva-uvz/vacinacao-animal
As próximas datas e locais de vacinação serão:
11/02/2023 – Cemeb José de Oliveira - Pacaembú I
25/02/2023 - Complexo Esportivo Dorival Raymundo - Jardim São Vicente
04/03/2023 - Cemeb Fazenda Pinheiros - Cafezal 1
11/03/2023 - Cemeb Mário Covas – Vila Independência
25/03/2023 - Cemeb José Leme do Prado Filho – Santo Antônio
01/04/2023 - Cemeb Maria Stela Sales Izzo – Parque das Hortênsias
15/04/2023 - Cemeb Laerte Retondo – Nova Monte Serrat
29/04/2023 - Cemeb Jacob Victor Levis - Guacuri
06/05/2023 - Cemeb Profª Thereza A. Lourençon - Vila São João
Sobre a doença
A transmissão da doença ocorre quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo através da pele ou de mucosas, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura.
Uma vez infectado, o paciente tem o sistema nervoso central afetado. A raiva é uma doença letal e a vacinação de cães e gatos é um dos pontos importantes para o controle da doença dentro do município de Itupeva.
Por Comunicação Prefeitura de Itupeva