Aglomeração Urbana de Jundiaí retoma discussões sobre Região Metropolitana

Secretário de Obras e Planejamento Urbano de Itupeva destaca importância dos trabalhos

Aglomeração Urbana de Jundiaí retoma discussões sobre Região Metropolitana

Kleberson Renato afirmou que a Região Metropolitana de Jundiaí será um passo importante para o progresso 

 

 

A Oficina Regional do Plano de Desenvolvimento Urbano e Integrado (PDUI) da futura Região Metropolitana de Jundiaí, que integrará Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista, ocorreu nesta quarta-feira (6), de maneira virtual.

Representando a Prefeitura de Itupeva, o secretário de Obras e Planejamento Urbano, Kleberson Renato, participou do encontro com a presença de representantes do Governo de Estado de São Paulo e demais municípios.

Entre os presentes, o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, destacou a importância do trabalho de planejamento a ser elaborado juntamente com as Prefeituras, Sociedade Civil Organizada e Universidades. Além disso, o secretário informou que o Projeto de Lei de criação da Região Metropolitana de Jundiaí já foi encaminhado para a Assembleia Legislativa.

Ao longo da reunião foram destacados alguns dados relevantes da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ), bem como foi apresentado o mapa preliminar do macrozoneamento elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e aberto para discussões dos participantes e assuntos relacionados às questões Socioeconômicas, de Mobilidade e Transportes.

De acordo com Kleberson Renato, a reunião virtual foi fundamental para ampliar as discussões entorno da criação da Região Metropolitana de Jundiaí. “Essa nova regionalização será um passo importante para cidades, sobretudo para Itupeva, que está em pleno desenvolvimento. A Região Metropolitana de Jundiaí é um passo importante para o progresso, pois através dela teremos mais oportunidades de investimentos”, concluiu.

Saiba mais – Alguns temas foram discutidos durante o encontro e para as próximas reuniões serão tratados outros temas, dentre eles: as dificuldades e as possíveis soluções sobre a atual malha viária, transportes intermodais e saúde pública, além da preservação do meio ambiente e soluções regionais para resíduos sólidos.