All Videos

Nesta sexta (30) o prefeito Marcão Marchi deu início à entrega dos cheques referentes aos salários atrasados dos servidores públicos comissionados da antiga gestão. Neste primeiro momento, 78 pessoas receberam os pagamentos atrasados, totalizando um valor de 200 mil reais. “Eu quero começar já pedindo desculpas pela demora em quitar essa dívida, mas, nestes dois anos a gente precisou colocar os serviços básicos como prioridade. Hoje estamos entregando para vocês o cheque que garante a promessa que fizemos, de que os salários seriam pagos, pois todos trabalharam de forma digna e merecem esse dinheiro”, comentou o prefeito Marcão Marchi. O total de pessoas para receber foi divido em 14 lotes. Somente nesta sexta foram pagos dois lotes e o critério de realização dos pagamentos é o de menor valor primeiro e, em seguida o maior salário. Em dezembro uma nova chamada será feita. “Eu trabalhei na área da saúde na antiga gestão e foi muito triste ficar sem receber, porque ficamos sabendo que o pessoal que tinha salário mais alto recebeu, sim. Ainda bem que esse dinheiro chegou agora, bem no fim do ano”, comentou Darci Santos. Antes da entrega dos cheques, foi apresentado o detalhamento da dívida encontrada em janeiro de 2017, que totalizava 109 milhões de reais no que se refere à funcionários e direitos trabalhistas. Além disso, também foi apresentada a situação dos direitos trabalhistas, como INSS empresarial, INSS servidor, FGTS, precatórios e consignações, que não haviam sido depositados desde 2013. Para obter mais informações sobre o assunto, é necessário entrar em contato com o departamento de Recursos Humanos, pelo telefone (11) 4591-8169 e as chamadas estão disponíveis no site da Prefeitura

Resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Itupeva com Sebrae Aqui, Balcão do Empreendedor e Banco do Povo Paulista, a Sala do Empreendedor completa um ano de funcionamento neste sábado (24). Desde sua criação, mais de 900 pessoas foram atendidas e também já são cerca de 170 alunos capacitados pelos cursos oferecidos gratuitamente. Antes da inauguração da Sala do Empreendedor, serviços como emissão de alvará de funcionamento para Microempreendedor Individual (MEI) levava em média 45 dias para liberação. Agora são apenas cinco. Além disso, só em 2018 foram realizadas 405 aberturas de MEI, tendo a taxa de crescimento acima de 131%, comparado ao período antes do funcionamento do local. Também mais de 30 pessoas tiveram o crédito concedido nos últimos dois anos pelo Banco do Povo em 2018, enquanto em 2016 foram apenas 21. O crescimento foi de 113,3%. “Em pouco tempo já podemos ver a grande diferença que a Sala do Empreendedor está fazendo para a nossa cidade e, mais importante ainda, para o itupevense que busca uma melhora de vida para o sustento de sua família. Várias empresas e comércios chegaram ao município nos últimos anos, e queremos ver a cidade crescer ainda mais”, destacou o prefeito Marcão Marchi. O espaço tem mudado a vida de muitos moradores, e um exemplo disso é o pai de dois filhos, Roberto da Silva Barbosa, que viu na Sala do Empreendedor uma oportunidade de mudar sua vida e ajudar a família. Ele vendia bolos de pote na rua, mas não sabia onde poderia vender e qual rumo tomar para seu negócio. “Eu queria trabalhar legalmente e essa foi a melhor forma que achei para dar sustento à minha família. Recebi ajuda da Sala de Empreendedor e, pelas orientações, me livrei de cair em um mau negócio. Além disso, eu não preciso gastar tempo, nem dinheiro para sair da cidade, porque tem aqui em Itupeva”, disse Roberto. O espaço também oferece diversos cursos gratuitos. Desde 2017, nove capacitações foram promovidas pelo Sebrae Aqui. A empreendedora Kátia de Lima Santos Sampaio participou de três cursos e relata que foram essenciais na forma em que trabalha hoje. “Os cursos realmente funcionam e me ajudam muito no que eu faço hoje em dia. A gente aprende na prática”, comentou. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Itupeva conta atualmente com 1013 comércios abertos, 264 indústrias instaladas e 956 Microempreendedores Individuais.

Uma parceria entre a Prefeitura e a Sabesp vai trazer diversas obras de melhorias para Itupeva, atendendo pedidos da população ✅ Um dos avanços anunciados foi o da construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) na Vila Aparecida, na região do Quilombo. Além disso, a obra da primeira represa de abastecimento de água do município também foi discutida. Ainda em pauta estavam os trabalhos a serem feitos no Cafezal 6 e também o início da coleta de esgoto na margem direita do Rio Jundiaí. Saiba mais no vídeo! “Estou muito feliz com mais uma grande loja chegando em Itupeva. Isso mostra que estamos no caminho certo, trazendo melhorias para a vida do Itupevense e mostrando o potencial econômico a cidade tem”, destacou o prefeito Marcão Marchi, que participou da inauguração. A colaboradora Neide Torres viu no Magazine Luiza um recomeço. A vendedora, que estava desempregada, conseguiu a tão esperada oportunidade. “A ficha ainda não caiu. Estou muito feliz e com muita esperança na loja”, desabafou. A loja abriu as portas pela primeira vez já recebendo centenas de pessoas, que aprovaram o novo modelo de vendas. O estabelecimento tem um mostruário digital, onde a loja não tem estoque, mas os clientes podem ir até o local para escolher o produto e realizar a compra, e recebê-lo na residência posteriormente. “Eu sentia falta de um lugar assim em Itupeva. Muita coisa vai mudar por aqui, a cidade está evoluindo”, comentou animada, Neuza Biola, que foi conferir a novidade. Nas primeiras hora de vendas, já foi clara a aprovação dos moradores pelo estabelecimento. “A população de Itupeva recebeu a gente muito bem. Os moradores tinham essa dificuldade de ter que ir para outro lugar, mas agora podem comprar dentro da cidade”, comentou a gerente Laís Beato. Pré-inauguração – Nesta terça-feira (6), foi realizado um coquetel de inauguração aberto para os colaboradores e seus familiares, e também as autoridades da cidade. O prefeito Marcão Marchi e secretário de Governo, vice-prefeito, Alexandre Mustafa prestigiaram o evento. “Faz parte da nossa cultura nos aproximar dos familiares de nossos colaboradores. Quando inauguramos uma loja na cidade procuramos estreitar nosso laço com a família e autoridades”, disse o gerente regional Márcio Aparecido da Silva.

O prefeito Marcão Marchi propôs uma reunião com os moradores da região do Quilombo, na noite desta terça-feira (6). Ao lado dos secretários, ele apresentou os projetos de melhorias que serão feitos no local. O encontro aconteceu na quadra da Emefei Fazenda Quilombo. Na oportunidade foram abordados diversos assuntos e entre eles, o anúncio da construção de uma nova Unidade Básica de Saúde, o recadastramento de imóveis e também a pavimentação asfáltica nos bairros da Vila Aparecida I e II, são os destaques. “Sabemos das necessidades desta região. Estes são pedidos antigos dos moradores e desde o início do meu mandato estamos trabalhando para conquistar recursos e atender as demandas. Já temos algumas coisas certas e outras que estamos nos empenhando ao máximo. Até o final do meu mandato quero atender a todos os pedidos e melhorar o dia a dia dos munícipes dessa região”, comentou o prefeito Marcão Marchi. O prefeito também explicou para os moradores que uma das prioridades é a busca dos recursos para que a obra de pavimentação chegue até o Quilombo, passando pelas ruas do bairro. “Sei dos problemas que vocês vivem com essa poeira, uma situação que gera desconforto e atinge a saúde”, completou. Novas escrituras - Sobre o recadastramento nos bairros Vila Aparecida I e II, o prefeito comunicou que a partir de dezembro serão entregues algumas escrituras para os moradores. “O levantamento de informações já está feito. Porém, por conta de processos burocráticos, conseguiremos entregar a partir de dezembro as escrituras aos moradores. A nossa meta é regularizar a situação até o final de 2019”, ressaltou. Para os moradores, o encontro serviu para aproximar os moradores da realidade do município e também mostrar que a busca por melhorias acontece. “Nessa reunião tiramos nossas dúvidas e, solicitamos a resolução de problemas, tanto para o prefeito quanto para o secretariado. Vimos o empenho dessa gestão que mostra que não estamos abandonados, caso como a conclusão do asfalto e a construção da UBS”, disse Elizabete Batista. Esta foi a primeira reunião com os moradores de uma determinada região, o programa irá atingir todo o município itupevense. Estavam presentes o secretário de Governo, vice-prefeito, Alexandre Mustafa; o secretário de Educação e Cultura, Fábio Andrade; o secretário de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, Antônio Germano Sai; a secretária de Desenvolvimento Urbano, Márcia Mendes Villegas; o secretário de Agricultura e Turismo, Marcos Brunholi; a secretária de Saúde, Lúcia Checchinato, o secretário de Assuntos Jurídicos Percy Kuster; o Ouvidor Municipal, Danilo Pezenti e o Comandante da Guarda Civil Municipal, José Augusto Gonçalves.

Com muita emoção e agradecimento, a escola Emef Victória Cômodo Raymundo Fernandes realizou mais um Agenda Positiva nesta quinta-feira (1). O programa reúne pais e estudantes para aproximar a família do ambiente escolar. O projeto faz parte das melhorias que são realizadas pela Prefeitura de Itupeva por meio da secretaria de Educação e Cultura, com objetivo de oferecer ensino de qualidade para todos os itupevenses. “O projeto Agenda Positiva promove a participação de toda comunidade escolar, a presença dos pais na escola dos filhos tendo como foco as ações positivas no ambiente escolar. O projeto está se tornando um programa da Secretaria de Educação e Cultura, pois estamos implantando essa experiência para as demais Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino de Itupeva”, destacou Fábio José Andrade, secretário de Educação e Cultura. Toda sexta-feira, a escola convida cerca de 10 famílias para um bate-papo sobre o quanto eles são importantes na formação dos filhos. Mais de 160 pais já compareceram. O convite é feito, mas a intenção do encontro não é informada, causando uma surpresa boa nos pais, que são escolhidos de acordo com o bom comportamento da criança. “Eu já sofri muito ouvindo que a tendência do meu filho era de ser um adolescente difícil, e eu vi que ele já mudou muito, então eu agradeço por esse projeto. Isso é muito importante para a gente”, desabafou emocionada, Andreia Melocro, mãe do aluno Antônio Pietro. Segundo a diretora Katherine Castello Bertolini, após as reuniões houve uma grande melhora na disciplina dos alunos e os pais também estão mais participativos na escola, já que conhecem de perto o trabalho. “Eles estão com mais afetividade. Ao final, as famílias deixam uma mensagem no ‘Caderno de Ouro’, recebem orientações sobre como participar da vida escolar do filho e como ajudar na lição de casa”, disse. As coordenadoras Ducilene Juciane Servelin Morabto e Rosangela Lopes Rodriguez também participaram dos encontros e convidaram os pais para ir até a escola ler histórias para as crianças, como mais uma forma de aproximação. As reuniões continuam com objetivo de que todos os pais tenham a oportunidade de participar e receber um retorno positivo de seus filhos.

O Cemitério Municipal de Itupeva recebe nesta sexta (2) três missas no Dia de Finados. A primeira será às 8h, a segunda às 10 e a última às 16h. A partir deste dia, todos os velórios voltarão a ser feitos no Cemitério, que passava por reforma. “Por ser o único espaço no município destinado para este serviço, as obras no Velório Municipal precisavam ser feitas, não tinha como adiar. Agora, neste dia em memória aos falecidos, queremos dar conforto aos familiares”, comentou o prefeito Marcão Marchi. A obra feita pela Prefeitura teve como objetivo melhorar a estrutura física do local, com revitalização completa dos espaços, adequação e acessibilidade aos sanitários, entre outras benfeitorias. Em maio deste ano, o prédio já recebeu uma revitalização externa. “Assim que definirmos uma data para a inauguração oficial, vamos avisar à população”, complementou o prefeito. A inauguração está prevista para dia 7 de novembro (quarta-feira).