Itupeva avança para a fase verde

Itupeva e Região avançaram para a fase verde do Plano São Paulo. O anúncio foi feito pelo Governo do Estado nesta sexta-feira, 09 de outubro.

Com essa nova atualização, a partir deste sábado, 10 de outubro, salões de beleza, barbearias, academias, outlet, comércio, restaurantes, bares e similares, poderão realizar o atendimento no local por até 12 horas diárias, com máximo de 60% da capacidade para todos os setores liberados.

Os estabelecimentos com funcionamento noturno deverão fechar as portas às 22 horas, mas podem autorizar a permanência de clientes que já estão no local até às 23 horas.

Também na fase verde, o rol de permissões para atendimento presencial com restrições de acesso e protocolos sanitários é ampliado para atividades culturais, convenções e eventos sociais ou de negócios, mas somente após 28 dias de estabilidade nessa fase verde, e com controle de distanciamento e hora marcada.

Os eventos e recepções em geral poderão ter horário de realização de até 10 horas, e com limitação máxima de 40% da capacidade de ocupação.

O Wet’n Wild, parque aquático, poderá ter jornada máxima de 12 horas.

Atividades que gerem aglomeração, tais como festas, baladas, presença de torcedores em eventos esportivos e grandes shows com público em pé continuam proibidas em todos os 645 municípios de São Paulo. A liberação só deve acontecer em eventual avanço para a fase azul ou após a disponibilização de uma vacina contra o coronavírus.

Prevenção - É importante que a população mantenha as medidas de prevenção com higienização das mãos, o distanciamento social e o uso obrigatório de máscaras em locais de acesso coletivo e nos veículos de transporte público ou por aplicativo.

Confira o decreto municipal com as medidas e protocolos:

Algumas atividades de Esportes serão retomadas em Itupeva

Dando sequência ao processo de flexibilização de retomada de atividades do Plano São Paulo e, com a cidade de Itupeva passando para a Fase Verde, a Prefeitura irá retomar algumas atividades promovidas pela Secretaria de Esportes e Lazer.

Quatro locais terão autorização para retornar parcialmente com as seguintes atividades:

- Chácara do Abobrinha: haverá aulas de condicionamento físico (alongamento/corrida), ginástica geral (acrobática, artística, rítmica e estética de grupo) e pilates;

- Sociedade Beneficente e Recreativa Itupeva (SBRI) que sedia aulas de natação;

- Academia Live Tennis que retomará as aulas de tênis adaptado do Projeto Esporte Para Todos (PEPT) e a Cancha de Bocha do Centro de Lazer do Trabalhador, em que estarão autorizadas apenas as disputas em duplas.

A Prefeitura ressalta que somente essas práticas estão autorizadas, permanecendo suspensas quaisquer outras modalidades nos locais citados, especialmente os esportes coletivos e de contato físico que continuam proibidos.

A volta destas modalidades seguirá todas as normas previstas no protocolo sanitário aprovado pelo Comitê de Gerenciamento das Ações para o Enfrentamento da Pandemia do COVID -19, que está disponível na íntegra através do Decreto Municipal nº 3.246, publicado nesta sexta-feira, 9 de outubro (link abaixo).

Para poder retornar a estas atividades, os alunos deverão estar previamente inscritos na modalidade, e apresentar atestado médico e termo de responsabilidade, devendo preencher ainda um questionário informativo sobre os sintomas do COVID-19.

Todas as atividades serão realizadas de maneira individualizada (sem contato físico) e com uso de máscara, exceto a natação (enquanto o aluno permanecer dentro da piscina). Distanciamento de 1,5 metros, higienização das mãos constantemente com álcool em gel 70%, materiais e recintos também serão obrigatórios, tal qual a restrição das aglomerações que deverão ser sempre evitadas.

A limitação máxima de capacidade será de 40% nos locais citados e haverá controle de acesso na entrada e aferição de temperatura de todos os frequentadores, sendo que se for observada temperatura acima de 37,5°C, a pessoa será orientada a procurar o serviço médico.

Também não poderá haver compartilhamento de materiais de uso pessoal e a exemplo do Parque da Cidade, os bebedouros também estarão lacrados, sendo que cada aluno deverá levar sua própria garrafinha para sua hidratação.

Para todas as práticas, os alunos serão orientados a chegar com no máximo 10 minutos de antecedência em relação ao horário de início das aulas para se evitar aglomerações na troca das turmas, as quais já estão sendo reformuladas pelos professores responsáveis para adequação ao protocolo.

Os cuidados e protocolos sanitários foram apresentados e orientados pela coordenadora de Saúde da Secretaria de Saúde, Sara Carvalho, em uma palestra para os professores e estagiários da Secretaria de Esportes e Lazer.

A data de retorno destas atividades serão as seguintes: Chácara do Abobrinha – 13/10; Cancha de Bocha do CLT – 17/10 e Academia Live Tennis – 19/10.

Já o início das aulas de natação no S.B.R.I. anteriormente previstas para o dia 13/10, terá que ser prorrogado devido a uma intercorrência médica sofrida peoa professor da modalidade.

Demais informações sobre a grade de modalidades, turmas, dias e horários de todas estas atividades podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, por meio do telefone 4591-1214.