Prefeitura dá continuidade a entrega dos kits de alimentação escolar emergencial para os alunos da Rede Municipal

Notícias

A Prefeitura de Itupeva informa que, desde o início da suspensão das aulas presenciais na Rede Municipal de Educação, em decorrência da pandemia do Coronavírus (Covid-19), através da Secretaria de Educação adotou medidas para minimizar os efeitos desta paralisação.

Dentre as ações adotadas, destaque para a elaboração do Programa Educação Domiciliar, que disponibiliza atividades contextualizadas a todos os alunos da Rede Municipal, bem como a identificação dos alunos em situação de vulnerabilidade. Todo o estoque de alimentação escolar armazenado nas unidades foi transformado em kits de alimentação escolar emergencial, num trabalho conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social e entregue às famílias de alunos identificados nesta primeira etapa.

O Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE) vem acompanhando as ações e está a par das realizações da Secretaria de Educação, bem como a elaboração e entrega dos kits. “O CAE tem participado das reuniões com a Secretaria de Educação, presenciando e fiscalizando a entrega destes kits de alimentação escolar aos alunos da Rede”, comentou a presidente do CAE, Vera Lúcia da Silva Fiorenzi.

Todas as escolas e creches municipais estão funcionando em horário especial, das 9 às 12 horas e das 13 às 15 horas, para o atendimento do Programa Educação Domiciliar e cadastramento das famílias que buscam este auxílio. “Não se trata de uma triagem, mas sim de um registro para controle de aquisição e entrega. Todas as famílias podem se dirigir a unidade escolar em que o filho esteja matriculado para o atendimento. Ressaltando que os protocolos sanitários e de saúde deverão ser seguidos, respeitando o distanciamento social (pelo menos um metro), uso obrigatório de máscara, utilização de álcool em gel para higienização das mãos e apenas um representante de cada família para efetuar o cadastro e/ou retirada do kit e as crianças devem permanecer em suas casas”, explicou o secretário de Educação, Fábio José de Andrade.

Nesta sexta-feira, 22 de maio, a Prefeitura de Itupeva iniciou a segunda etapa de entrega dos kits de alimentação escolar emergencial nas 8 unidades escolares rurais: EMEFEI Catharina Reinholz Sabó (Bairro Moinho), EMEFEI Fazenda Calixto (Monte Serrat), EMEFEI Tarsila do Amaral (Quilombo), EMEFEI Fazenda Pinheiros (Cafezal I), EMEFEI Cássio Bussab (Santa Eliza), EMEFEI Jacob Victor Levis (Guacuri), EMEF José Patrignani (Nova Era) e EMEFEI Abílio Betelli (Medeiros) e nas demais unidades, a entrega ocorrerá a partir da próxima terça-feira, 26 de maio. “A elaboração dos itens que compõem o kit de alimentação emergencial foi feito pelo Departamento de Nutrição – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Educação – sendo entregue um kit por aluno. Assim, uma família que possui dois ou mais filhos receberá um kit para cada criança”, descreveu Fábio José de Andrade.

Para as escolas mais afastadas do centro, como a EMEFEI Catharina Reinholz Sabó, por exemplo, a Prefeitura de Itupeva disponibilizou transporte para auxílio das famílias para a retirada dos kits.

Iniciativa aprovada – O auxiliar de produção, Damião Junior Rocha, pai de um estudante da EMEFEI Catharina Reinholz Sabó afirmou que o kit emergencial de alimentação escolar chegou em boa hora. “Afinal, a cesta de alimentos conta com produtos que ajudarão na questão alimentar, principalmente neste momento em que o País está passando por dificuldades”, comentou.

Sueli Araújo, que é mãe de um estudante também considerou positiva a iniciativa na cidade. “Neste momento em que o mundo está passando por muitos problemas, em virtude da pandemia, essa ação da Prefeitura é muito bem vinda. Agradeço essa iniciativa”, finalizou.

kit 2

kit 3

kit 4