Após reformas, prefeito entrega Centro Cirúrgico do Hospital Municipal totalmente reformulado e com capacidade ampliada para procedimentos

Notícias

No momento em que o mundo passa por uma pandemia por causa do Coronavírus (Covid-19), o prefeito Marcão Marchi liberou para funcionamento nesta desta quinta-feira, 26 de março, o Centro Cirúrgico do Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida de Itupeva, que será mais um local para reforçar e atender as demandas da Saúde da cidade.

“Hoje estamos entregando a reforma do Centro Cirúrgico do Hospital Municipal, o local passou por reformas e está com toda estrutura para atender a população itupevense. Não posso deixar de agradecer à Câmara dos Vereadores que trabalha em conjunto com o Executivo em prol de Itupeva. Também quero agradecer os prefeitos de Cabreúva e Jundiaí, que nos acolheram, atendendo a nossa população, no momento em que estávamos trabalhando nessa reforma”, comenta o prefeito Marcão Marchi.

Atendendo às Normas Vigentes de Construção, da Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde, o local passou por reforma e pintura e, a partir de agora, o que antes contava com duas salas de cirurgias, passa a contar com três salas de cirurgias, além da adequação das salas de esterilização, de armazenamento e de distribuição dos materiais cirúrgicos.

O Centro Cirúrgico, que funciona desde 2007, trabalha com o número mensal de aproximadamente 50 cirurgias, por mês. Com a nova estrutura, o local passará a fazer mais de 100 cirurgias mensais.  

“Após essa reforma, o Centro Cirúrgico passa a contar com três salas cirúrgicas que funcionarão 24 horas por dia. Com as cirurgias rotineiras, que são as cirurgias eletivas, e as de urgências, também teremos os trabalhos de partos normais e cesáreas, além de uma equipe especializada que irá atuar dentro local”, explicou a secretária de Saúde, Luciane Cunha.

Mais melhorias - O local também recebeu a instalação de transformadores elétricos para os equipamentos cirúrgicos, ar condicionado central específico para centro cirúrgico, além de uma termodesinfectora, uma lavadora e uma autoclave.

“Do ponto de vista médico, o reaparelhamento do Centro Cirúrgico veio em um momento muito oportuno, e vem de encontro com o aumento da demanda municipal por cirurgias. Ressalto que o grau de resolutividade aumenta demais, à medida que nós conseguimos trazer um número maior de especialidades para fazermos as cirurgias aqui, como as cirurgias pediátricas, ginecológicas, dermatológicas”, explicou o diretor técnico do Hospital, o médico Luís Henrique Bignotto. 

A primeira paciente que foi atendida no centro cirúrgico, ainda nesta quinta-feira, foi a gestante Fernanda dos Santos Roque, que acompanhada pelo marido Guilherme, esperou ansiosamente a chegada de Antônio.

IMG 5294

IMG 5341

IMG 5116

IMG 5150 1