Prefeitura de Itupeva realizará ação integrada de monitoramento diário da população em situação de rua

Notícias

Considerando a pandemia do Coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Itupeva, por meio das secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social realizará uma ação integrada de monitoramento diário da população em situação de rua.

Na ocasião, equipes de saúde realizarão avaliações clínicas dos indivíduos constantemente e, em casos de possíveis sintomas da doença ou outra comorbidade, os mesmos serão encaminhados para isolamento no Hospital Municipal. 

Já as equipes do Centro de Referência Especializada de Assistência Social realizarão às terças e quintas – como de costume - abordagens sociais e orientações.

Além disso, estará disponível no Ginásio de Esportes Dorival Raymundo, local adequado para higienização básica diária, que acontecerá das 9 às 11 horas.

Ainda nesta segunda-feira, 23 de março, foram entregues kits de higiene pessoal, sendo um procedimento adotado desde 2018.

A ação segue parâmetros do Ministério da Saúde, que recomenda que não haja aglomerações e confinamentos. De acordo com a recomendação da Defensoria Pública da União, não poderá ser realizada uma política indiscriminada de internação compulsória de pessoas em situação de rua.

A Prefeitura também salienta que, antes da ocorrência da pandemia, sempre foi ofertado acolhimento em instituição conveniada.

Além disso, a Prefeitura ressalta que os contatos telefônicos com os familiares estão intensificados, com o propósito de fortalecer os vínculos com vistas ao possível acolhimento nas residências dos familiares.

Saiba mais – O CREAS está disponível para atendimento telefônico pelo número (11) 4496-9681 ou pelo e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), além do 156 e WhatsApp (11) 4496-2688 e (11) 4591-4259. Já o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) pelo telefone (11) 4496-1322.