Primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza será iniciada no dia 23 de março

Notícias

Em decorrência da pandemia do Coronavírus (Covid-19), o Ministério da Saúde decidiu antecipar a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, começando nesta segunda-feira, 23 de março, historicamente aconteceria em abril.

Apesar desta vacina não prevenir contra esse novo vírus, a campanha tem como propósito proteger a população contra a influenza e minimizar o impacto sobre os serviços de saúde.

A 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza será realizada por etapa, distribuição dos grupos prioritários, e população correspondente para 2020.

Conforme levantamento do Ministério da Saúde, a população a ser vacinada em Itupeva será de: 3.716 idosos, 770 trabalhadores da saúde, 440 professores, 3.099 portadores de doenças crônicas, 4.209 crianças, 668 gestantes, 110 mulheres no pós-parto, 1.890 adultos de 55 a 59 anos, além dos profissionais das Forças de Segurança e funcionários do Sistema Prisional.

A Vigilância Epidemiológica de Itupeva informa que a 1ª etapa será iniciada no dia 23 de março, para idosos a partir dos 60 anos de idade e trabalhadores da saúde.

Já a 2ª etapa ocorrerá no dia 16 de abril, destinada aos professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e forças de segurança e salvamento.

A 3ª etapa está programada para o dia 9 de maio, para crianças de 6 meses até 5 anos 11 meses e 29 dias, gestantes, mulheres no pós-parto, funcionários do Sistema Prisional e adultos de 55 a 59 anos.

“É importante ressaltar que as pessoas compareçam com suas carteiras de vacinas e documentos de identidade”, explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Itupeva, Monalisa Oliveira Velasco.

Visando evitar aglomerações, a Prefeitura de Itupeva optou por transferir a vacinação de algumas unidades de saúde para locais amplos e mais arejados na comunidade, tendo como referência a unidade destes bairros.

 

A partir da data de início da campanha, a vacinação ocorrerá das 9 às 11 horas e das 13 às 15 horas, nos seguintes endereços:

 

. Os usuários que pertencem a USF Santa Fé devem comparecer à EMEFEI Mário Covas (na rua Dom Pedro I, 184, na Vila Independência);

. Os usuários que pertencem a USF São João devem comparecer à EMEF Professora Thereza Angelina Lourençon (na rua Felício Falco, 145, na Vila São João);

. Os usuários que pertencem a UBS CSIII Centro devem comparecer à Sala do HTPC (na rua Vicente Tartalha, 75, no Jardim São Vicente);

. UBS Medeiros (Estrada Municipal José Betelli, 1247, no bairro Medeiros);

. UBS Guacuri (rua Indaiá, 45, no bairro Guacuri);

. USF Hortênsia (rua Miguel Santos, 221, no bairro Parque das Hortênsias);

. UBS Chave (avenida Francisco Nakazato, 305, no bairro São Roque da Chave);

. USF Monte Serrat (rua Luis Nerone, 123, no bairro Jardim Vitória);

. UBS Nova Era (Estrada Velha de Itu, 2911, no bairro Nova Era);

. USF Quilombo (rua Paschoal Vicentini, 80, no bairro Quilombo);

. USF Santa Elisa (rodovia Mário Tonoli, 8977, bairro Santa Elisa);

. USF Rio das Pedras (rua Lúcia de Queiroz Guimarães, s/n, no bairro Rio das Pedras);

. Programa Melhor em Casa (vacinação domiciliar em todos os pacientes acamados cadastrados no programa).