Coronavírus: Prefeitura de Itupeva participa de reunião sobre prevenção e assistência do Governo do Estado

A secretária de Saúde de Itupeva, Luciane Aparecida Alves da Cunha; a coordenadora técnica da Vigilância Epidemiológica, Monalisa Velasco; e o vice-prefeito e secretário de Governo, Alexandre Ribeiro Mustafa, participaram de uma reunião para apresentar um plano de medidas de prevenção e assistência para casos do novo coronavírus (COVID-19), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

A reunião foi convocada pelo governador João Doria, nesta quinta-feira, 5 de março, e contou com a presença de representantes dos 645 municípios do estado.

Durante o encontro, o governador e o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann, apresentaram o conceito e o histórico do coronavírus, quais são os fluxos de atendimento no SUS e a atuação do Centro de Contingência do coronavírus, coordenado pelo médico infectologista David Uip, e do Comitê de Operações de Emergência.

Também foram apresentados os principais sintomas: febre tosse e coriza.

Em Itupeva, o trabalho também tem sido feito, como explica a secretária de Saúde, Luciane Aparecida Alves da Cunha. “Estamos organizados para atender os casos suspeitos com um plano de contingência, elaborado pela secretaria, juntamente com a Vigilância Epidemiológica", disse ela.

Até o momento, não há nenhuma pessoa sendo monitorada na cidade. Mesmo assim, os profissionais de saúde e a população estão sendo orientados sobre a doença. Como não existe vacina para prevenir a infecção, a melhor maneira de prevenção é evitar estar exposto ao vírus.

O Ministério da Saúde recomenda ações preventivas diárias para ajudar a prevenir a propagação de vírus respiratórios:
. Lavar as mãos com frequência, utilizando água e sabão (ao menos por 20 segundos). Na ausência de água ou sabão, use desinfetante para as mãos à base de álcool
. Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas
. Evitar contato próximo com pessoas doentes
. Permanecer em casa quando estiver doente
. Cobrir a boca ou o nariz ao tossir ou espirrar, fazendo uso de um lenço de papel. Ao término, jogar o mesmo no lixo
. Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocadas com frequência

Sobre o coronavírus - A doença é registrada em diversos países do mundo, com mais de 90 mil casos e 3,1 mil mortes, mais de 90% concentrados na China.

O Brasil registra 13 casos. São Paulo tem 10 casos, e os demais foram registrados no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e na Bahia.
 Os pacientes estão estáveis e em isolamento domiciliar. O Estado também monitora 182 casos suspeitos e já descartou 159 notificados.O período de incubação do vírus pode chegar a 14 dias, após o contato com alguém infectado. A transmissão pode ocorrer, em média, sete dias após o início dos sintomas.

Coronavirus em SP 1