Semana da Mulher: Centro de Convivência do Idoso homenageia a poetisa Leonira Gentini

O Centro de Convivência do Idoso promoveu na tarde desta sexta-feira, 6 de março, uma homenagem à poetisa, Leonira Gentini, que mora na cidade de Itupeva.

Essa iniciativa é parte da programação especial da Semana da Mulher, realizada pela Prefeitura de Itupeva, em comemoração ao Dia da Internacional da Mulher, que será celebrado neste domingo, 8 de março.

A ideia da homenagem à poetisa surgiu de uma das frequentadoras do CCI, Bia Esteves, que explicou os principais motivos desta iniciativa. “A Leonira completará 99 anos, no dia 28 de agosto. Trata-se de uma artista autodidata, que além dos belos poemas, também pinta, costura e é uma grande inspiração e exemplo de vida, tendo em vista que realiza todas essas atividades, com a deficiência completa em uma das mãos e parcial em outra”, diz.

Leonira nasceu no interior de São Paulo, na cidade de Potirendaba, mas, reside em Itupeva há 32 anos, na companhia da irmã, Judite André, que também agradece à homenagem do CCI. “Ser homenageada em vida é o maior presente que ela poderia receber. A Leonira é uma lição de vida. Verdadeiro orgulho da família”, comenta.

Quanto à homenagem, o CCI contou com a presença dos próprios frequentadores, amigos, além das crianças do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que recitaram poemas do seu livro “Só Poesias”, publicado em 2015 e também acompanharam um vídeo que destaca a trajetória da artista. “Eu me sinto lisonjeada com essa homenagem do CCI. Ultimamente tenho vivido os melhores anos da minha vida aqui em Itupeva, sendo que cheguei na cidade em 1988 e por aqui cresci em todos os sentidos, principalmente na vida pessoal, formando novos amigos e escrevendo cada vez mais”, descreve.

Leonira Gentini detalhou que alguns projetos estão em andamento em sua vida. “Estou em busca de patrocinadores para publicar um livro de contos reais e mais poesias”, confirma.

Presente no CCI, a secretária de Desenvolvimento Social, Aline de Melo Alves, afirmou que nada mais justo nesta Semana da Mulher, que homenagear Leonira Gentini. “Ela é uma pessoa que nos inspira, serve de exemplo e demonstra que diante das dificuldades da vida é possível manter um sorriso no rosto, transmitir alegria e superar a tristeza”, afirma.

HOMENAGEM LEONIRA (2).jpg

HOMENAGEM LEONIRA (8).jpg