Após chuva acima do esperado, Prefeitura executa limpeza e manutenção pela cidade

As chuvas que atingiram Itupeva nas últimas 72 horas foram acima do esperado. Neste período, foi registrado na cidade índice pluviométrico de 101 milímetros. Considerando que, o índice máximo para 72 horas é de 80 milímetros.

O acumulado de chuva para todo o mês de fevereiro até o dia 27, já registrou a marca de 247 milímetros. “Este volume já é 25% acima do esperado para todo o mês, considerando a média dos últimos 3 anos para o mês de fevereiro, que é de 200 milímetros”, explica o secretário de Defesa Civil, Jonas Furlan.

Fevereiro de 2020, já é o mais chuvoso dos últimos 3 anos. “Até então, o fevereiro mais chuvoso foi o de 2019, que registrou o volume de 229 milímetros no mês”, detalha o secretário.

A cidade segue em estado de atenção. Para sábado, 29 de fevereiro e domingo, 1º de março, a previsão aponta a possibilidade de chuva e na segunda-feira, 2 de março, as condições devem voltar a ser típicas de verão, com pancadas de chuva forte, mas de curta duração.

Manutenção pela cidade - A Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da cidade continua ao longo desta semana, realizando limpeza e melhorias em diversas localidades atingidas pelas chuvas.

No Jardim Europa, por exemplo, foi concluída a manutenção de área verde, a partir da execução de roçada.

Já no Residencial Girassol, próximo ao hospital municipal, calçadas estão sendo limpas, áreas públicas passam por roçadas e corte de mato.

No Portal das Mangas, a Prefeitura realiza a limpeza das vias, sendo que diversas ruas foram afetadas por terra trazida pelas chuvas dos últimos dias.

No Parque das Hortênsias foi finalizada a limpeza na rua Alexandrina Matias de Oliveira, com registro de deslizamento de terra.

Já no Jardim Alegria, na avenida José Tonoli, na margem direita do Córrego da Lagoa, houve deslizamento de terra do talude, próximo à via e a Prefeitura está executando um muro de contenção de pedra bruta e o serviço terá continuidade até a próxima semana.

Além disso, serviços de acondicionamento ao tráfego (com colocação de cascalho e nivelamento) estão em andamento em diversos bairros de Itupeva: Cafezal, Santa Eliza, Bairro do Foga e Fazenda da Posse.

Orientações - A Defesa Civil orienta que, em caso de fortes chuvas, ventos e descargas elétricas, as pessoas devem permanecer em casa e desligar os aparelhos eletrônicos das tomadas.

Quem estiver no trânsito ou na rua, deve procurar abrigo em locais seguros.

Todo munícipe pode cadastrar seu celular, gratuitamente, para receber alertas meteorológicos da Defesa Civil via SMS. Os interessados devem enviar um SMS para o número 40199 com o Código de Endereçamento Postal (CEP) de interesse.

Elimine o Aedes Aegypti - Também é importante que todo cidadão fique atento neste período chuvoso para eliminar os criadouros de mosquitos transmissores da Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela. É fundamental observar se há água parada em vasos, pratos de plantas e calhas, manter o lixo bem fechado e no interior das lixeiras. Além do que, verificar a presença de possíveis depósitos de água no interior do imóvel (caixa d’água, pneus, garrafas e outros.

Defesa Civil - Atua de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Mais informações pelo telefone (11) 4591-1213.

ITUPEVA LIMPEZA.jpg

LIMPEZA ITUPEVA (1).jpg