Prefeitura intensifica trabalho em dias de chuva

Notícias

Devido às chuvas que atingiram o município nas últimas horas, a Prefeitura de Itupeva montou uma força-tarefa que atua em vários pontos da cidade, para atender as áreas mais atingidas pelo grande volume de água.

A Defesa Civil ressalta que nas últimas 12 horas, Itupeva recebeu chuvas moderadas de longa duração, que registraram um volume de 66 m/m, subindo o nível do Rio Jundiaí a 3,10 metros,

“Com a redução da chuva, no fim da manhã desta segunda-feira (10), o nível do rio começou a baixar, para os próximos dias estão previstas mais pancadas de chuva, mas de intensidade fraca. Estamos monitorando a todo instante para evitar possíveis transtornos no município”, ressaltou Jonas Furlan, secretário de Defesa Civil.

As manutenções pela cidade são realizadas rotineiramente pela Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, e intensificadas durante o período chuvoso. Ao todo, são vinte pessoas espalhadas pela cidade, com trabalho de caminhões, retroescavadeira, patrol e serviços manuais, realizando remoção de terra das vias, desobstrução de bueiros, sarjetas e canaletas, além de uma equipe analisando as situações destes locais.

“Na ação foram coletadas garrafas, sacolas plásticas, pneus, móveis velhos, galhos de árvore e entulhos nas vias. Esses materiais reduzem a área de vazão da água, aumentando o risco de transbordamento, por isso, também solicitamos a ajuda de todos”, enfatizou o secretário de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, Antônio Germano Sai.

Contribuição - Os cidadãos podem contribuir com a manutenção de ruas e avenidas e evitar alagamentos no período chuvoso. Para isso, basta acondicionar os resíduos sólidos urbanos apenas nos dias em que o caminhão da coleta passar e, se possível, em lixeiras ou contêineres. Outra medida preventiva é que a população não descarte qualquer tipo de lixo em vias públicas e calçadas.

Para contato com a Defesa Civil ligar no número (11) 4591-1213, ou no telefone 156 da Ouvidoria Municipal.