Itupeva dá início à implementação do Currículo Paulista

Notícias

Os coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Itupeva estão capacitados para realizarem a implementação do Currículo Paulista, idealizado pelo Governo do Estado de São Paulo, e que tem como objetivo traduzir as especificidades sociais, econômicas, regionais, culturais e históricas características de cada um dos 645 municípios do estado, contemplando as competências gerais discriminadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), definindo parâmetros para todos os profissionais da educação que atuam no estado, competências e habilidades essenciais para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes paulistas.

Cerca de 30 profissionais do segmento participaram do curso de formação.

Seguindo a diretriz da BNCC, Valéria A. Muraro de Medeiros, que atua no Núcleo Pedagógico de Formação da Rede Municipal de Ensino de Itupeva, afirma que o Currículo Paulista elaborado de forma colaborativa entre a secretaria estadual e as secretarias municipais de Educação é fundamental para o aprimoramento do trabalho pedagógico nas unidades escolares, “otimizando os processos de ensino e aprendizagem, visando o desenvolvimento integral dos estudantes”, explica.

Presente neste processo formativo, a coordenadora pedagógica, Crislaine Amâncio Veiga, que atua na EMEFEI José Leme do Prado Filho (Santo Antônio), considerou este encontro muito positivo. “O Currículo Paulista contribuirá para uma aprendizagem significativa, trazendo reflexões referentes às habilidades e competências desenvolvidas, para uma educação de qualidade. Além disso, eu percebi a preocupação na integração da Educação Infantil para o Ensino Fundamental e deste para o Médio.”

Carla Cristiane Araújo da Costa, que trabalha como coordenadora pedagógica na EMEFEI Vereador Laerte Retondo (Nova Monte Serrat), também aprovou a capacitação em Itupeva. “Visto o cenário escolar que estamos vivendo, o encontro contribuiu para gerar reflexões, a respeito da prática docente nos diferentes componentes curriculares, essenciais para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos nossos alunos e dentro da sala de aula, como centro do processo educativo”, resume.

O secretário de Educação, Fábio José de Andrade destaca a importância do município de Itupeva ter aderido ao Currículo Paulista junto à Secretaria Estadual de Educação. “Esse posicionamento permite fortalecer as iniciativas, que buscam uma educação de qualidade, em prol dos nossos estudantes”, conclui.