Itupeva celebra Semana de São Sebastião, Padroeiro do Município

Notícias

A Paróquia São Sebastião realiza anualmente, a tradicional Festa do Padroeiro, em Itupeva.

O pároco Marcos Adriano destaca que a programação especial acontece de 15 a 20 de janeiro. “Todos estão convidados a participar deste momento. Tragam suas famílias. Juntos nós vamos render Graças a Deus pela vida e pelo testemunho de São Sebastião, padroeiro da nossa paróquia”, afirma.

Saiba mais - A programação no dia 15, contou com a celebração da missa do padre Erickson Ramos.

Já na quinta-feira, 16, o padre Átila conduziu a celebração.

Nesta sexta-feira, 17, a missa terá início às 19h30, com o padre André Monteiro.

No sábado, 18, a Missa Especial dos Enfermos será às 9 horas. Na mesma data, outra celebração acontecerá às 18 horas, com a presença do bispo diocesano, Dom Vicente Costa, e apresentação do padre Antônio Marques. 

No domingo, 19, o padre Tom será responsável pela celebração da missa das 19 horas.

Por fim, no Dia de São Sebastião, 20 de janeiro, a solenidade será celebrada às 19h30, com o padre Marcos Adriano.

Origem histórica - O período em questão é marcado por muita fé, resgatando a história de São Sebastião, que nasceu em Narbona, na França, em 256 d.C. Seu nome de origem grega, Sebastós, significa divino e venerável.

Ainda pequeno, sua família mudou-se para Milão, na Itália onde ele cresceu e estudou. Sebastião optou por seguir a carreira militar de seu pai.

No exército romano, chegou a ser capitão da 1ª Guarda Pretoriana. Naquela época, o cargo em questão era ocupado somente por pessoas ilustres, dignas e corretas.

Sebastião era muito dedicado à carreira, sendo reconhecido por amigos e até pelo imperador romano, Maximiano.

O império romano era governado por Diocleciano, no oriente, e por Maximiano, no ocidente. Maximiano não sabia que Sebastião era cristão. Não sabia também que Sebastião, sem deixar de cumprir seus deveres militares, não participava dos martírios nem das manifestações de idolatria dos romanos.

Por isso, São Sebastião é conhecido por ter servido a dois exércitos: o de Roma e o de Cristo. Sempre que conseguia uma oportunidade, visitava os cristãos presos, levava uma ajuda aos que estavam doentes e aos que precisavam.

Devoção - Sebastião foi um dos soldados romanos mártires e santos, cujo culto nasceu no século IV e que atingiu o seu auge nos séculos XIV e XV, na Igreja Católica.

Serviço - A Paróquia São Sebastião está localizada na avenida Brasil, 180, no Centro de Itupeva.

FACHADA SÃO SEBASTIÃO.jpg