Itupeva adere à campanha Janeiro Branco com atividades para saúde mental

Notícias

A Prefeitura de Itupeva através das secretarias Saúde, Educação e Desenvolvimento Social e apoio da Câmara Municipal, definiu quais serão as atividades integrativas realizadas no município como parte campanha do Janeiro Branco. A iniciativa coloca os temas da Saúde Mental e Emocional em máxima evidência na sociedade.

Segundo a Referência Técnica do Programa de Práticas Integrativas e Complementares - PICS Telma Marques Silva é preciso alertar a população. “O objetivo da campanha é sensibilizar a população sofre o cuidado da saúde mental na sua integralidade. Estimular que o melhor é falar de nossas emoções evitando assim uma depressão e ou uma ansiedade. Falar dos nossos sentimentos é buscar a cura pela palavra. Sem contar que é sempre importante a busca de um profissional”, disse ela.

Maria Ângela Cal Rodrigues, enfermeira e também responsável pelo programa, ressaltou a importância de trazer o assunto ao debate. "Vai de encontro ao nosso trabalho nas Práticas Integrativas desde de 2017, realizando Promoção e Prevenção de Saúde", afirmou.

As ações das PICS ocorrem durante todo o mês nas Unidades Básicas de Saúde, no Centro de Atenção Psicossocial e no Ambulatório de Saúde Mental. A participação é livre e gratuita.

Uma palestra na Câmara Municipal está programada para o dia 16 de janeiro (quinta-feira), às 14h, com a Pedagoga e Psicóloga Cássia Regina Carpi Rodrigues do Prado.

No dia 19 de janeiro (domingo) das 9h às 12h, várias ações acontecerão em prol da Saúde Mental e do combate ao sofrimento emocional do indivíduo, no Parque da Cidade.

Confira o cronograma do mês:
Segunda-feira
Reiki, Dança Circular e
Reiki no Ambulatório de Saúde Mental
Reiki na Fisioterapia a cada 15 dias.

Terça-feira
Reiki na Unidade de Saúde do Parque das Hortênsias

Quarta-feira
Lian Gong, Reiki e reflexologia no Centro de Diagnóstico
Reiki na Unidade de Saúde do Santa Elisa

Quinta-feira
Auricoloterapia e Reiki na Unidade de Saúde da Família do Monte Serrat

Sexta-feira
Lian Gong, Reiki e Pathwork na Unidade de Saúde do Santa Fé
Lian Gong no Ambulatório de Fisioterapia
Lian Gong e Arteterapia no Centro de Atenção Psicossocial