Leishmaniose: Prefeitura realiza ação no Ana Luiza na próxima semana

Notícias

Os moradores do Jardim Ana Luiza que são tutores de algum cão precisam estar atentos na próxima semana. É que a Prefeitura fará uma ação para controle da leishmaniose, para verificar se há doença circulante no local, entre os dias 9 e 12 de dezembro, das 8h30 às 12h.

A ação será como um censo dos cachorros do bairro. Agentes da Prefeitura passarão de casa em casa, realizando a coleta de sangue dos animais para averiguar a existência de leishmaniose visceral canina na região. A amostra será encaminhada ao Instituto Adolfo Lutz (IAL), em Campinas, para análise. Caso o resultado seja positivo, os tutores serão instruídos quanto às ações a serem tomadas para que a doença não seja transmitida para humanos.

Esse mesmo levantamento já foi feito no bairro Horizonte Azul e, também, no Quilombo.

Doença – A leishmaniose é transmitida por meio da picada do mosquito chamado flebótomo, que está presente em regiões quentes e úmidas. Como sintomas, estão: enfraquecimento do pelo, ferida no focinho, perda de peso e  crescimento exagerado das unhas.

Para evitar o mosquito, a UVZ aconselha manter o ambiente limpo, sem acúmulo de lixo. O uso de telas em janelas e portas também é recomendado.