Prefeitura aborda boas práticas de trânsito com as crianças do município

Notícias

Com o objetivo de ensinar as crianças desde cedo sobre os cuidados com o trânsito, a Prefeitura de Itupeva, vem realizando um projeto que levam as boas práticas para as crianças da rede de ensino municipal.

A ação é composta por palestras com os alunos, que já podem aprender sobre os cuidados e responsabilidades no trânsito. Entre os pontos abordados estão o uso das faixas de pedestres, caminhar sempre pelas calçadas, o funcionamento dos semáforos, transporte de crianças no banco traseiro e a importância do uso do cinto de segurança, do capacete, entre outros.

Os agentes da DITRAN (Divisão Municipal de Trânisto) estiveram ministrando a palestra no Colégio Objetivo, no Portal de Santa Fé, onde alunos do 2º ano de educação infantil participaram de uma divertida palestra de segurança no trânsito.

Na ocasião, as crianças demonstraram interesse e interação, no qual esclareceram várias dúvidas. De forma lúdica, o semáforo Amarelinho, mascote do Educatransito, também participou da palestra e fez a alegria das crianças com coreografias e músicas que ilustram e ensinam de uma forma muito divertida como atravessar na faixa de pedestre entre outros ensinamentos de trânsito.

"Estamos ensinando nossas crianças que as atitudes e as decisões das pessoas no trânsito têm consequências. É imprescindível a responsabilidade de todos. Cada um de nós precisa fazer a sua parte cuidando do trânsito", destacou o secretário de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, Renato Gonçalves.

Segundo a inspetora de alunos do Colégio Objetivo, Sandra Juventino, a iniciativa da Prefeitura é excelente. "A educação daqueles que um dia virão a ser nossos novos condutores é o melhor caminho para que, no futuro, a sociedade possa ter um trânsito mais seguro”, disse.

Outras ações de conscientização no trânsito também vêm sendo realizadas em Itupeva, a exemplo de blitz educativas tanto para motoristas de motos e carros, como para pedestres, com a distribuição de folhetos tratando sobre cinto de segurança, faixa de pedestres e cruzamentos sinalizados.