Evento no Parque da Cidade encerra o mês Consciência Negra no município

Notícias

Após promover os concursos de Miss Beleza e Simpatia, o Campeonato e a Roda de Capoeira, a Prefeitura de Itupeva fechou o mês da Consciência Negra com diversas atrações no Parque da Cidade, no último sábado (30).

Para a secretária de Agricultura, Turismo e Cultura, Valdirene Pavan, o mês de novembro tem sido muito proveitoso para o município. “Durante todo o mês as nossas atividades buscaram refletir sobre sermos todos iguais. Além disso, também frisaram sobre a importância da luta contra o racismo", disse.

O público que esteve presente vibrou com as apresentações de capoeira, dança de rua e dança feminina (Belle Afro), além de pular e cantar junto as músicas do EcoBloco e da Banda da Casa da Cultura.

“Sempre precisamos bater na tecla de que não é apenas no mês de novembro e sim o ano todo que devemos nos conscientizar. Já passou da hora de acabarmos com o racismo, quem tem esta visão são pessoas pequenas, mas infelizmente existem muitos”, falou a estudante Jéssica Simões.

A data - O Dia da consciência negra, 20 de novembro, faz referência a morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes do movimento negro brasileiro, que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. Há alguns anos novembro tem se tornado um mês de muitas atividades, reflexões e luta do movimento negro em busca de respeito, inclusão e reconhecimento da participação do povo afrodescendente na construção do Brasil.

Encerramento Consciencia Negra 3

Encerramento Consciencia Negra 1