Solenidade marca o encerramento do curso ‘Diálogos Pedagógicos EMAI’

A Prefeitura de Itupeva promoveu na manhã desta quarta-feira, 27 de novembro, na Sala do HTPC, o Encerramento do Curso de Formação Continuada (Diálogos Pedagógicos EMAI).

Destinado aos coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino, o EMAI formou 30 coordenadores e diretores/coordenadores das unidades escolares.

Segundo as coordenadoras formadoras do EMAI, Carla Cristiane e Kátia Segre essa capacitação teve duração de 12 encontros, visando o trabalho com a educação matemática nos anos iniciais. “Nestes encontros refletimos sobre o processo de desenvolvimento curricular, a formação continuada dos professores, o processo de aprendizagem dos alunos e a avaliação dessas aprendizagens, que atuam como elementos chave de promoção de qualidade da Educação. Além do que, o material trabalha com o professor como protagonista do desenvolvimento do currículo em sala de aula e na construção das aprendizagens dos alunos”, dizem.

Já o professor Edson Eduardo, que atua no Núcleo Pedagógico da Secretaria de Educação, afirma essa iniciativa demonstra que a Educação de Itupeva tem como premissa a formação dos sujeitos para que haja um trabalho de excelência nas unidades escolares. “Tal perspectiva mostra que, os processos advindos da Secretaria de Educação têm como base posicionamentos intencionais”, detalha.

O secretário de Educação, Fábio José de Andrade, ressaltou que o Encerramento do Curso de Formação Continuada (Diálogos Pedagógicos EMAI) é a concretização de um planejamento pensado no início desta administração. “Buscando sempre a excelência e a aprendizagem contextualizada, de modo que os alunos possam fazer uso social dos processos aprendidos e das experiências vivenciadas nas unidades escolares”, confirma.

Iniciativa aprovada - Quem participou desta capacitação ao longo do ano foi a coordenadora da EMEFEI Victória Cômodo Raymundo Fernandes, Dulcilene Juciane Servelin Morabito, que aprovou a iniciativa da Prefeitura. “Foi uma oportunidade de apropriação de conhecimento e aprendizado, referente ao Programa EMAI, que contribui para a inovação de metodologia em sala de aula”, diz.

Saiba mais – Durante o evento, o Grupo A Culpa é do Cavaco (formado pelos professores de Música da Rede Municipal de Educação, Cledivam, Pedro, Sandro e Thais) se apresentou ao público e interpretou diversas canções do gênero Samba e Choro, resgatando obras de grandes mestres, como: Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Adoniran Barbosa, Noel Rosa, Cartola, dentre outros compositores.

EMAI 3.jpg

EMAI 1.jpg