Encontro promovido pela Prefeitura reuniu agricultores e empreendedores itupevenses

Plantar, cuidar, colher e vender são os desafios de um agricultor. Para unir forças no processo de comercialização dos produtos, a Prefeitura de Itupeva e o SEBRAE promoveram na noite da última segunda (25) o primeiro encontro pelo programa Integra Agro.

Com uma série de encontros e oficinas, a iniciativa serve para capacitar os produtores, para que ampliem a produtividade e gerem negócios, como explica a secretária de Agricultura, Turismo e Cultura, Valdirene Pavan. “O grande sonho da atual gestão é fazer com que os atrativos turísticos, hotéis e restaurantes comprem dos agricultores em Itupeva. Então, além de capacitá-los, vamos aproximar empreendedores e produtores com estes encontros”, disse ela.

No primeiro dia de atividades, mais de 25 pessoas participaram do encontro que aconteceu no HTPC e teve como objetivo esclarecer ao agricultor que ele é um empreendedor, gerando uma mudança de pensamento. Além dos agricultores, outros empreendedores participaram da atividade.

Como explicou a secretária, o espaço também serviu para que os agricultores apresentassem seus produtos aos empreendedores, mostrando que Itupeva é uma terra fértil para a agricultura e que – muitas vezes – é possível comprar dentro do município.

Realizaram palestras os analistas do Sebrae, Alonso Luis da Silva e José Augusto Sobral e, também, o Gerente Regional Sebrae, Thiago Farias. “O curso criado por módulos serve para ensinar os agricultores a vender seus produtos diretamente aos comerciantes do seu município. Neste módulo explicamos que o produtor rural é um empresário”, disse Thiago.

Agricultores aprovam – A iniciativa da Prefeitura de Itupeva em dar oportunidades e capacitação tem sido visto de maneira positiva pelos agricultores, como explicou Ana Lucia Assis, do Sítio Santa Helena, no bairro do Monte Serrat, onde produz brócolis, cheiro verde, couve flor, uva, abobrinha, salsinha e cebolinha.

“Nós agricultores muitas vezes ficamos desmotivados. Ficamos muito no campo e acabamos não nós atualizando para o mercado. Com novas informações, esses encontros nos mostram como devemos trabalhar nos tempos de hoje”, disse ela.

Entre os serviços oferecidos aos agricultores estão apoio técnico, oportunidade de visitas técnicas a exposições, cursos gratuitos e estudo gratuito do solo. Além disso, a Prefeitura também presta o serviço de preparo de solo para os agricultores que necessitam, com custo reduzido.