“Semana de Combate à Violência Doméstica contra a Mulher” é realizada em Itupeva

Notícias

Um momento de reflexão, de alerta e de conhecimento. Assim, profissionais da Rede de Atendimento (Assistência Social, Saúde, Defesa Civil e Fundo Social de Solidariedade) e também moradores de Itupeva participaram na manhã desta segunda-feira, 25 de novembro, da abertura da “Semana de Combate à Violência Doméstica contra a Mulher”, realizada no Centro de Convivência do Idoso - Antônio de Freitas Oliveira.

Alusiva aos 21 dias de ativismo contra a violência em relação à mulher, a semana nominada “O respeito que mereço” tem programação de eventos pela cidade até o dia 29 de novembro.

Na ocasião, a abertura realizada no CCI contou a palestra da psicóloga, Giannadrea Daidone, que atua como coordenadora da Casa da Mulher Brasileira. “Por aproximadamente uma hora, a minha palestra abordou o contexto histórico sobre a violência doméstica, além da Rede de Atendimento e também sobre a Lei Maria da Penha”, explica.

Presente na abertura da “Semana de Combate à Violência Doméstica contra a Mulher”, a secretária de Desenvolvimento Social, Aline de Melo Alves, enfatizou a importância deste tema na sociedade. “Este assunto precisa ser abordado em todos os lugares e grupos, pois existem mulheres que não conseguem expor o que estão passando ou sofrendo em suas vidas. Uma palestra como essa é extremamente importante, a fim de que, as informações e o conhecimento sejam repassados”, diz.

A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Mônica Governici, explicou que, atualmente a cidade de Itupeva oferece atendimento gratuito as mulheres vítimas de violência doméstica. “Com objetivo de realizar a acolhida, orientações e encaminhamentos para que a mesma possa construir mecanismos de enfrentamento em seu cotidiano”, descreve.

Programação – A Semana de Combate à Violência Doméstica contra a Mulher terá continuidade ainda nesta segunda-feira, 25 de novembro, com distribuição de informativos na região central de Itupeva.

Já na terça-feira, 26 de novembro, das 9h30 às 11 horas, ocorrerá a palestra “O respeito que mereço”, ministrada pela Equipe Interdisciplinar do CREAS, na Unidade de Saúde da Família do bairro Vila São João (localizado à rua Felício Falco, 179).

Na quarta-feira, 27 de novembro, das 10 às 11h30, no Centro de Referência de Assistência Social (localizado à rua Miguel dos Santos, 324, no bairro Parque das Hortênsia), será realizado a mesma palestra citada acima.

Já no período da tarde, das 13h30 às 15 horas, na mesma data, a apresentação deste tema será repassada no Centro de Referência de Assistência Social do bairro Monte Serrat (localizado à rua Duilio Chinarelli, 120).

Na quinta-feira, 28 de novembro, das 13h30 às 15 horas, uma roda de conversa sobre violência contra a mulher será realizada no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (localizado à rua Professora Deolinda Silveira de Camargo, 55, no Jardim São Vicente).

Por fim, a mesma roda de conversa encerrará as atividades na sexta-feira, 29 de novembro, das 14 às 15h30, na Igreja em frente à Unidade Básica de Saúde do Quilombo (localizada à rua Paschoal Vicentini, s/n).

Saiba mais – O evento realizado no CCI contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Itupeva, Tatiana Salles.

MOMENTO DE REFLEXÃO 1.jpg

IMG_1887.jpg

IMG_1896.jpg