Estudantes de Itupeva participam de atividades na Semana da Consciência Negra

Notícias

Os alunos, professores e a direção da EMEFEI Professora Maria Stela Sales Izzo, localizada no Parque das Hortênsias, promoveram de 18 a 22 de novembro, atividades na Semana da Consciência Negra, alusivas ao Dia da Consciência Negra, celebrado na última quarta-feira (20).

Segundo a diretora da unidade escolar, Simone Vosgnhak Cervelin, a iniciativa reuniu estudantes na faixa etária de 4 a 11 anos de idade, do Jardim I ao 5° ano do Ensino Fundamental.  “Nós tivemos uma programação especial de atividades, incluindo a tradicional dança africana ‘Syahamba’, a exibição da luta senegalesa ‘Laamb’, a roda de capoeira, a exibição do curta-metragem ‘Corpos Vermelhos’, a visita da Miss Beleza Negra, Tainara, a encenação teatral com a atriz, Kátia Mixirika, com a peça ‘Menina Bonita do Laço de Fita’, a roda de conversa com a psicóloga, Pâmela Araújo, com uma reflexão histórica do negro no Brasil”, o momento de beleza, com a presença das mães dos alunos, oferecida às professoras, além da coreografia de dança com a música ‘Ninguém é igual a ninguém’ e a visitação dos alunos da APAE à unidade escolar”, descreve.

A coordenadora pedagógica, Deise Marques, também ressaltou que durante a Semana da Consciência Negra foi homenageada pelos alunos e professores, que retrataram sua trajetória profissional e familiar. “Foi um momento de muita emoção, pois refletimos que todos somos iguais e podemos alcançar nossos objetivos independente da cor, da raça, classe social e temos que ter o respeito sempre”, afirma.

Por sua vez, Simone enfatizou que o projeto superou as expectativas de todos. “Nesta proporção este evento foi realizado pela primeira vez e atingiu resultados significativos, envolvendo toda comunidade escolar e temos o desejo inserir essa iniciativa no Projeto Eco Político Pedagógico”, confirma.

Deise também fez questão de agradecer o empenho de todos que contribuíram com a realização desta ação na escola. “Desde estagiários, professores, equipe gestora e todos os profissionais envolvidos, além dos alunos, que abrilhantaram esse projeto. Vocês merecem mais do que notas, merecem nossa admiração por tudo o que proporcionaram aos educadores e estudantes”, finaliza.

principal (2).jpg

corpo (10).jpg