Centro de Memória de Itupeva abriga objetos e histórias do município

Notícias

Os amantes de história têm um novo lugar para conhecer um pouco mais sobre Itupeva. Localizado dentro da Biblioteca Municipal, o Centro de Memória guarda objetos importantes relacionados à diversas épocas do município itupevense.

A iniciativa que conta com o apoio do prefeito Marcão Marchi tem como objetivo resgatar a memória da cidade. "Eu nasci e cresci em Itupeva. Vi todas as transformações que a cidade passou e, por conta disso, entendo que é muito importante ter este espaço ativo, que serve para mostrar tudo o que já aconteceu em Itupeva", disse ele.

 

Com objetos de décadas passadas, o Centro de Memória reúne em diversas salas utensílios domésticos como ferros de passar roupa e panelas, instrumentos musicais, máquinas de escrever, rádios, telefones, máquinas de costura, berços, relógios e outros itens.

Para receber o público o Centro de Memória precisou passar por uma readequação. "Nós tínhamos muitos objetos guardados, que foram doados pela família de Deolindo Mazzucato, que veio para Itupeva na década de 1980. Com a desocupação de algumas salas aqui do prédio, tivemos espaço para ampliar o acervo", explicou Valdirene Pavan, secretária de Agricultura, Turismo e Cultura.

O local retrata ainda muito do cotidiano da imigração italiana na época do café, a importância da ferrovia para o desenvolvimento da cidade, as usinas e, também, as primeiras populações da região.

O Centro – É um espaço de conexão entre ciência, cultura e sociedade, tendo como papel informar e educar por meio de exposições permanentes. A visitação é aberta ao público, de segunda à sexta, das 8h às 17h. Grupos maiores precisam realizar agendamento pelo telefone (11) 4591-8537 com dez dias de antecedência. As visitas são monitoradas.

Centro de memoria Itupeva 3

Centro de memoria Itupeva 1

Centro de memoria Itupeva 2