Campanha Outubro Rosa: CRAS Monte Serrat promove roda de conversa em Itupeva

Notícias

Uma roda de conversa sobre a Campanha Outubro Rosa foi realizada na manhã desta quarta-feira, 30 de outubro, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Monte Serrat, em Itupeva.

Idealizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o evento em questão reforçou a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e também de colo de útero.

O encontro que contou com a presença de moradoras da localidade foi marcado por palestras, interação com o público, a partir da explanação do tema.  De acordo com a coordenadora do CRAS, Caroline Palamarczuk, a roda de conversa também foi essencial para aproximar a população do equipamento. “Tendo em vista que, o CRAS Monte Serrat iniciou suas atividades recentemente nesta localidade”, destaca.

Quem também esteve presente neste encontro foi a moradora do bairro Vale das Pedras, Adelaide Feitosa Lemos, que detalhou sua experiência de vida, quando superou um câncer de mama há cerca de dois anos. “Neste contato com o público nesta manhã, tive a oportunidade de salientar o quanto a informação é fundamental para salvar vidas. Também reforcei que as mulheres precisam realizar o autoexame periodicamente, além de frequentar assiduamente o médico especialista sobre o assunto”, afirma.

Por aproximadamente 15 minutos, a enfermeira Elaine Cristina Pereira, que atua na USF Monte Serrat, abordou em sua palestra orientações em relação ao autoexame e a realização de exames periódicos. “Mais importante do que os exames de imagem, como a mamografia e o ultrassom é o autoexame, pois através dele é possível detectar muito precocemente, qualquer alteração na mama. Os exames de imagem são complementares. A mulher precisa aprender a realizar o autoexame mensalmente e repassar esse hábito para as demais mulheres do seu convívio”, explica.

A ação realizada nesta quarta-feira foi aprovada pelo público presente e segundo a moradora do bairro Monte Serrat, Lidiane Martins da Silva, a roda de conversa foi extremamente importante. “Afinal, a prevenção e a informação contribui para uma vida mais saudável e a partir de todo conteúdo destacado nesta manhã, pretendo transmitir esse conhecimento para as minhas amigas, familiares e mulheres em geral”, finaliza.

_MG_8778.jpg