Prefeitura e Kolplast repetem parceria e mais 150 kits para coleta de Papanicolau e outros equipamentos são destinados ao município

As Unidades Básicas de Saúde promoveram diversas atividades de conscientização neste mês, relacionadas ao Outubro Rosa. Além disso, uma parceria entre a Prefeitura de Itupeva e a Kolplast fez com que 150 exames de Papanicolau fossem colhidos com tecnologia de última geração.

A parceria foi firmada em uma reunião no Paço Municipal, na manhã desta sexta-feira (25). O prefeito Marcão Marchi agradeceu a iniciativa, que contempla mais uma vez a população de Itupeva. “Nós conseguimos zerar a fila da mamografia após a contratação de exames e destinando as pacientes para outras clínicas da região. Durante todo o mês, a Saúde colheu o Papanicolau e essa parceria só veio para acrescentar”, disse o prefeito.

Os kits em específico foram utilizados nos seguintes locais: Rio das Pedras, Parque das Hortênsias e na Vila São João. Os resultados da metodologia de citologia em meio líquido terão um tempo médio de 30 dias - três vezes mais rápido que os 90 dias necessários atualmente para esta finalidade. A Citologia em Base Líquida e os exames biomoleculares representam o que há de mais moderno na prevenção do câncer do colo uterino.

“Ficamos orgulhosos de podermos realizar essa doação para beneficiar a população de Itupeva”, disse André Fittipaldi, diretor da empresa.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama Dani Marchi e Fernanda Priori, gerente comercial, também participaram da reunião.

Outras ações – Além dos exames de Papanicolau, a Kolplast também doou ao município um Colposcópio, com sistema de vídeo e software para a captura de imagens e emissão de laudos; uma mesa elétrica para exames ginecológicos e 10 focos clínicos.