Escolas de Itupeva desenvolvem projetos de educação ambiental e cultural

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As escolas municipais de Itupeva estão desenvolvendo neste mês de outubro, trabalhos educacionais sobre o meio ambiente e as obras de Tarsila do Amaral. Entre as unidades escolares, a EMEFEI Vereador Laerte Retondo, localizada no bairro Nova Monte Serrat, é um exemplo desta iniciativa na cidade.

De acordo com a gestão da escola, a ação tem por objetivo desenvolver a consciência ambiental e proporcionar uma aprendizagem significativa sobre os temas: Dia do Planeta Terra, Tarsila do Amaral e Queimadas e Poluição do Ar.

Em sala de aula, os estudantes do Ensino Fundamental participaram de atividades de pesquisa, investigação, debates, análises, por meio de situações concretas, expressando sentimentos, ampliando a percepção de mundo, desenvolvendo relações sociais, além de exercitar as habilidades motoras.

De acordo com a professora, Andréa, que leciona no segundo ano, a exposição dos estudantes estava muito bonita, organizada e com trabalhos diferenciados. “Houve um grande envolvimento por parte dos professores e alunos durante o desenvolvimento dos projetos apresentados na exposição. Porém, o fato mais marcante foi ver os olhos dos alunos brilharem ao observar seus trabalhos expostos, sendo registrados por seus familiares”, diz.

Por sua vez, a professora Ivanilde, do 5° ano, ressaltou o quanto é fundamental trabalhar questões ambientais com as crianças. “Os nossos alunos tiveram o ciência da importância de proteger o planeta Terra e também a preservação de nossas florestas. Além disso, a exposição sobre as obras de Tarsila do Amaral foi muito elogiada pelos pais, que avaliaram de perto o trabalho realizado por seus filhos, valorizando a arte e a cultura”, comenta.

Já as professoras da Educação Infantil, Ana Cristina, Fernanda, Josielen e Nalva afirmaram que o trabalho atingiu às expectativas. “Afinal, esse projeto proporcionou uma grande reflexão sobre nossas atitudes e nos faz repensar sobre o futuro das nossas crianças”, resumem.

O secretário de Educação, Fábio José de Andrade elogiou a iniciativa de cada unidade escolar que desenvolveu os projetos citados acima. “Essas ações e reflexões do cotidiano são fundamentais para a formação do caráter da criança, se tratando de um período importante para assimilação de conhecimento, envolvendo a comunidade escolar, pais e alunos”, encerra.

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