Momento histórico: estudantes participam da 1ª visitação ao Centro de Educação Ambiental de Itupeva

Notícias

Um momento histórico em Itupeva. Assim, pode ser resumida a 1ª visitação dos estudantes ao Centro de Educação Ambiental (CEA), realizada nesta quinta-feira, 17 de outubro.

Na ocasião, 11 alunos do maternal II, na faixa etária de 3 anos, da Creche Municipal Calabró, localizada no bairro da Chave, estiveram no equipamento público e participaram de um percurso de interação com os elementos constitutivos do mesmo.

De acordo com Vera Lúcia Augusto Ferreira, que atua na Equipe Técnica de Formação da Secretaria Municipal de Educação, as crianças desenvolveram, a partir de atividades socioambientais, a compreensão de que todos nós fazemos parte do meio ambiente e somos responsáveis por ele. “Nosso projeto de sensibilização e pertencimento nasceu da necessidade de reconectar o vínculo sentimental da criança com a natureza, pois aquele que pertence cuida, protege e respeita”, destaca.

A visita que durou cerca de uma hora incluiu em seu roteiro, a exploração dos elementos naturais do CEA, como: horta, orquidário, compostagem, árvores nativas, coleta seletiva, finalizando com a participação dos alunos na atividade interativa ‘Vamos abraçar o mundinho’. “Nesta primeira visitação, as crianças puderam praticar a reutilização do resíduo sólido, transformando a embalagem plástica que trouxeram em um vaso para cultivarem e multiplicarem na comunidade, o conceito de sustentabilidade desenvolvido na ação”, explica Vera.

A diretora da Creche Municipal Calabró, Flávia de Oliveira Pessoa, considerou extremamente importante este primeiro contato das crianças com o Centro de Educação Ambiental. “Foi uma experiência positiva, que as crianças levarão para a vida. Afinal, o cuidado com o meio de ambiente começa desde a infância”, afirma.

Por sua vez, o secretário de Educação, Fábio José de Andrade, ressaltou que a Educação Ambiental como tema transversal já trabalhado em todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino possui, agora, um espaço de integração, “permitindo que os alunos pratiquem os conceitos adquiridos, valorizando a importância da conservação ambiental”, finaliza.

CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (4).jpg

CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (7).jpg

CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (9).jpg

CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (13).jpg