Atletas da região participam de Treino Conjunto de Kendo em Itupeva

Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Itupeva sedia neste domingo, 13 de outubro, das 10 às 13 horas, o Treino Conjunto de Kendo, no Ginásio de Esportes Dorival Raymundo.

O secretário de Esportes e Lazer, Robinson Toledo demonstrou muita alegria em apoiar essa iniciativa na cidade. “Ficamos muito satisfeitos com a visita dos melhores atletas da região em nossa cidade, desenvolvendo o esporte, uma vez que o Governo atual apoia todas às modalidades, inclusive aquelas não são tão populares, como o caso do Kendo. Além disso, também apoiamos este encontro devido há grande e importante colônia japonesa aqui existente”, confirma.

De acordo com um dos organizadores e também atleta da modalidade, Wellington Iizuka, o principal objetivo desta iniciativa é promover o encontro entre academias da região. “Além disso, contribuir para a divulgação da modalidade em Itupeva”, explica.

Segundo a organização do evento, cerca de 30 atletas de diversos municípios do interior paulista estão participando do treino. “Contamos com participantes de São Carlos, Jundiaí, Piracicaba e Campinas, com abrangência em todas as faixas etárias”, destaca Wellington.

Já Gaspar Yamasaki, que também atua na organização do Treino Conjunto de Kendo, ressaltou que o público que comparecer ao ginásio poderá acompanhar a rotina de treinos dos atletas. “Ou seja, todos poderão presenciar golpes básicos, parte técnica da modalidade, que preza o respeito, a ética e a justiça”, explica.

O professor Yasuichiro Hasegawa que está à frente da organização do evento, descreveu sua felicidade pelo Treino Conjunto de Kendo, em Itupeva. “Este encontro possibilitará aos praticantes da modalidade, o aperfeiçoamento de técnicas e postura em competição”, informa.

Curiosidade - O Treino Conjunto de Kendo pela 10ª vez é realizado no estado de São Paulo, sendo São Carlos e Jundiaí, os principais municípios que serviram como sede.

Sobre o Kendo – Trata-se de uma arte marcial japonesa moderna, desenvolvida a partir de técnicas tradicionais de combate com espadas dos samurais do Japão Feudal. O praticante de Kendo é conhecido como Kenshi ou Kendoka.

Palavra dos atletas – Representando o município de São Carlos, a atleta Carolina Akemi Nakahara, de 33 anos, é atual campeã Latino-Americana, em disputa realizada no mês de maio deste ano, em Cali, na Colômbia e para ela prestigiar o evento em Itupeva é motivo de muita alegria. “Pois tenho como propósito contribuir para o fortalecimento da modalidade no interior e estado de São Paulo, bem como, fortalecer os laços de amizade com todos os praticantes”, ressalta.

Outro atleta de São Carlos, Niklas Gabriel, de 22 anos, esteve em Itupeva e destacou a importância de sua participação neste evento. “Hoje foi uma oportunidade para expandir o conhecimento sobre a modalidade, por meio deste contato com outras academias, contribuindo para o desenvolvimento do esporte”, comenta.

Já o atleta de Jundiaí, Gustavo Gomes de Almeida, de 37 anos, ressalta que a integração entre os praticantes do interior de São Paulo e academias é fundamental para a socialização. “Por isso, fiz questão de prestigiar e participar deste evento em Itupeva”, finaliza.

KENDO (5).jpg

KENDO (2).jpg