Semana do Idoso: público lota CCI para prestigiar palestra sobre o envelhecimento

Notícias

Como parte da programação da Semana do Idoso em Itupeva, o Centro de Convivência do Idoso (CCI) “Antônio de Freitas Oliveira” foi palco na tarde desta terça-feira, 1° de outubro, da palestra “Envelheci e Agora?”, ministrada por Zuleika Oliveira, especialista em envelhecimento e membro da Associação Brasileira de Gerontologia e da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

O evento realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social contou com a presença de 62 pessoas, entre idosos, familiares, cuidadores e interessados no assunto.

De acordo com Zuleika, o encontro em questão transmitiu informações importantes para o público que prestigiou a palestra. “Por aproximadamente duas horas foram abordadas todas as modificações que acontecem em nosso corpo, conforme vamos envelhecendo. Esse conhecimento é importante para que possamos identificar o que é normal e o que é patológico no processo de envelhecimento”, explica.

Já a secretária de Desenvolvimento Social, Aline de Melo Alves, ressaltou que o evento foi uma grande oportunidade para aumentar o conhecimento sobre o processo de envelhecimento. “Quanto mais conhecimento, mais fácil será lidar com os obstáculos que estão por vir”, detalha.

Por sua vez, a coordenadora do CCI, Cristiane Toledo afirmou que a presença do público foi muito acima do esperado. “Uma vez que o assunto chamou atenção de todos, inclusive de familiares e interessados no tema. Além disso, quem prestigiou a palestra também se identificou com o que foi abordado, gerando um momento de interação”, comenta.

Iniciativa aprovada – A frequentadora assídua do CCI, Cleusa Cariri aprovou a palestra realizada por Zuleika Oliveira, durante a Semana do Idoso. “Esse encontro foi bem didático, permitindo o esclarecimento de dúvidas com relação ao processo de envelhecimento, que todos nós passamos naturalmente”, diz.

Programação – A Semana do Idoso em Itupeva terá continuidade com mais alguns eventos no CCI, entre eles, no dia 4 de outubro, às 8 horas, a Oficina de Pães, aprimorando dotes culinários com a produção de bolinhas recheadas. As inscrições para a oficina tiveram início no dia 30 de setembro e seguem até 3 de outubro. “Para se inscrever é necessário comparecer ao CCI, localizado à rua Hermenegildo Baston, s/n°, no Jardim Tuiuti, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Para mais informações entre em contato pelo telefone (11) 4496-5697”, informa Cristiane Toledo.

Já no dia 7 de outubro, das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas, o encontro de idosos e crianças  permitirá um momento de integração no CCI.

No dia 8 de outubro, a partir das 14 horas, as festividades da Semana do Idoso serão encerradas com diversas apresentações culturais no CCI: coral e violão do Centro de Convivência do Idoso, Projeto Trânsito em Cifras e palestra com a fisioterapeuta, Márcia Oba, que abordará o envelhecimento saudável e ativo.

PALESTRA ENVELHECIMENTO (1).jpg