Estudantes de Itupeva desenvolvem Projeto Redescobrindo Tarsila do Amaral

Notícias

Os estudantes do 1° ao 5° ano matriculados na EMEF Professora Thereza Angelina Lourençon, localizada na Vila São, em Itupeva, desenvolveram o Projeto Redescobrindo Tarsila do Amaral.

A iniciativa, segundo a coordenadora pedagógica, Kátia Gonçalves Segre é supervisionada pela Secretaria Municipal de Educação, que propôs esse tema às unidades escolares. “A ideia da exposição da releitura das obras de Tarsila do Amaral surgiu de uma idealização dos professores e alunos da escola”, diz.

Para quem tem interesse em prestigiar a exposição, os trabalhos reproduzidos pelos alunos estão disponíveis na unidade escolar, a partir desta segunda-feira, 30 de setembro até 4 de outubro, das 9 às 16 horas. “As peças em exposição seguem princípios ambientais, a partir da reutilização e reciclagem de diversos materiais”, descreve.

Kátia também ressalta que, por meio do trabalho das professoras dos terceiros anos, Odilia Cristina, Viviane, Fabiana e Lígia, o público poderá apreciar a releitura da Casa da Fazenda, onde Tarsila do Amaral viveu em Itupeva. “Além disso, também temos uma boneca caracterizada com vestes, fisionomia, entre outros adereços que fazem referência a Tarsila do Amaral”, informa.

A Sala Interativa também é um ponto alto da exposição, com a reprodução da obra “A Lua”. “Neste caso, uma sala da escola ganhou uma decoração exclusiva, representando a noite”, detalham as professoras Francine e Raquel (4° ano A e B).

Já a professora Odilia Cristina afirmou que a ação na escola é uma continuidade de outros projetos educacionais. “Entre eles, ‘Cuidado com os Animais’ (com a participação do cão terapeuta Cacau) e ‘Meio Ambiente’ (que trabalhou o cultivo de hortaliças e preservação)”, comenta.

Iniciativa aprovada – Na tarde desta segunda-feira, 30 de setembro, pais e responsáveis dos alunos estiveram na unidade escolar para participar da Reunião do Terceiro Bimestre. Presente neste encontro, Ana Cristina Paulina dos Santos, mãe da Maria Eduarda, de 10 anos, afirmou que ficou encantada com os trabalhos produzidos e expostos pelos alunos. “Essa experiência é muito importante para às crianças, pois desde cedo o contato com a cultura e a arte é fundamental, assim como, a preservação do meio ambiente”, ressalta.

Agradecimentos – A execução de todo o trabalho contou com o envolvimento e dedicação de todos os professores, alunos e funcionários da unidade. “Portanto, sem eles nada disso seria possível. Agradecemos por todo empenho e carinho envolvido”, afirma a diretora, Ivonete Fadel.

Serviços – A EMEF Professora Thereza Angelina Lourençon está localizada à rua Felício Falco, 145, na Vila São João.

 

PROJETO TARSILA DO AMARAL (3).jpg

PROJETO TARSILA DO AMARAL (2).jpg

PROJETO TARSILA DO AMARAL (1).jpg

PROJETO TARSILA DO AMARAL (4).jpg

PROJETO TARSILA DO AMARAL (5).jpg