Parceria entre Prefeitura e Sabesp garante obras de saneamento no bairro da Mina

Notícias

A Prefeitura Municipal de Itupeva, em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, iniciou nesta semana as obras implantação de uma rede coletora esgoto e também ramal de águas pluviais com caixas coletoras. A obra vem sendo realizada pela Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade em toda a extensão da Via Bento Pereira, no bairro da Mina.

Atendendo pedido do Prefeito Marcão Marchi, a parceria entre a Sabesp e Prefeitura foi firmada, tendo ainda a colaboração de empreendedores e proprietários de terrenos no local, que se responsabilizaram pela aquisição dos tubos e canalizações que já estão sendo implantados nas redes.

 

“Procuramos a Sabesp e junto dos empreendedores e proprietários da rua selamos o compromisso para melhorias da rede de esgoto, que certamente trará mais qualidade de vida a todos. Este é mais um investimento da Prefeitura na área de saneamento básico. Em poucos dias essa obra estará finalizada e já poderá ser utilizada.”, declarou o prefeito Marcão Marchi.

A partir desta parceria, a Prefeitura de Itupeva vai levar mais benefícios para a região, já que todo esgoto produzido no local, que antes era condicionado em fossas particulares, agora será canalizado até a ETE - Estação de Tratamento de Esgoto da Sabesp.  

Utilidade Pública

A água da chuva (pluvial) nunca deve ser despejada na rede coletora de esgotos, pois possui grande volume e pode obstruir e danificá-la. Esse entupimento ou obstrução muitas vezes provoca refluxo de esgoto pelos ralos e pias dentro das moradias. A água da chuva que desce pela calha, quando é lançada nos ralos, também sobrecarrega a rede de esgotos. Para evitar problemas, as calhas devem lançar a água da chuva diretamente na rua, ou seja, para a guia ou galerias de águas pluviais.