2º Fórum da Pessoa com Deficiência discute inclusão

O COMPED – Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência promoveu na noite desta quarta-feira, dia 25 de setembro, o 2º Fórum de Inclusão da Pessoa com Deficiência – evento que foi realizado na Câmara Municipal e contou com apoio da Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

O encontro teve como tema “Acessibilidade, um direito cidadão” e contou com palestras e apresentações diversas com o objetivo de fortalecer a luta pela inclusão e debater de forma esclarecedora os direitos e deveres de todos, além de ter marcado o encerramento da Semana de Luta da Pessoa com Deficiência em Itupeva, que este ano alcançou sua 5ª edição.  O evento foi simultaneamente traduzido em linguagem de sinais (libras), levando todo o conteúdo apresentado também aos deficientes auditivos.

O Fórum reuniu autoridades municipais, entre elas a Presidente do COMPED, Dayane Aparecida Valle Bandeira, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Aline Aparecida de Melo Alves, o Secretário de Esportes, Robinson Toledo e os vereadores Ezequiel Alves de Oliveira, Ana Paula Marciano e Márcio Gallo.

Também estavam presentes, Sara Oliveira, do setor de Comunicação Social da APAE de Itupeva e Marco Antônio dos Santos, Assessor de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência de Jundiaí, que envolveu os presentes com uma palestra sobre acessibilidade e inclusão.

Em pronunciamento de abertura, a presidente do COMPED, Dayane Bandeira, disse que “todos nós temos o direito de ir e vir com toda a segurança. E quando pensamos em acessibilidade, não pensamos somente na questão arquitetônica, que também é muito importante, mas também nas escolas com livros acessíveis para cada tipo de deficiência, como por exemplo o braile para o deficiente visual ou o sistema de auto descrição”, disse.

Dayane comentou ainda sobre a inclusão do deficiente ao mercado de trabalho. “Atualmente podemos ver várias campanhas desenvolvidas para o deficiente, como por exemplo o mercado de trabalho, mas o que nos esquecemos é que também precisamos dar condições para que as pessoas com deficiência cheguem até o trabalho, diminuindo as barreiras que muitas vezes encontramos em calçadas, transportes públicos, etc. E essa responsabilidade não é somente dos governantes, mas, sim, de toda a sociedade”, concluiu.

Itupeva é destaque de acessibilidade na região

O palestrante Marco Antonio Santos disse que entre as cidades da região, Itupeva tem se destacado em relação à pessoa com deficiência. Acompanhamos o trabalho da Dayane, que há tempos tem uma luta já bastante consistente frente ao COMPED e isso contribui muito, já que é nos municípios que precisamos incrementar as transformações e mudanças para que o cidadão possa participar em condições de igualdade.”, disse.

Representando a APAE de Itupeva, Sara Oliveira fez uma breve apresentação da instituição, ressaltando as áreas de atuação, estrutura organizacional e projetos desenvolvidos, apontando também a importância do processo de inclusão da pessoa com deficiência, além de apresentar cases de sucesso de pessoas incluídas, sendo destacada a contratação de um aluno da APAE de Itupeva pela iniciativa privada já há 16 anos. Para finalizar, Sara apresentou um vídeo com o tema ‘abraço’, realizado com as crianças da APAE durante o “Setembro Verde”, que é o mês oficial de inclusão social.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Aline Aparecida de Melo Alves, enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. “Em nosso município, o COMPED, que luta muito em favor dos direitos dos deficientes, conta sempre com o irrestrito apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, e nesta importante luta em favor da inclusão, estaremos sempre juntos de vocês.”, disse Aline.

Os agentes Barbosa e Gonçalves, da DITRAN – Divisão Municipal de Trânsito, responsáveis pelo projeto “Trânsito em Cifras”, apresentaram duas músicas que foram compostas e dedicadas especialmente ao deficiente físico e ao motorista: ‘Lembre-se, Somos Todos Iguais’ e ‘Canção do Viajante’.

Já o Coral Melhor Idade, do Centro de Convivência do Idoso de Itupeva, contribuiu com o evento diante uma elogiada apresentação de três canções: Aleluia; Conquistando o Impossível e Lua Branca.  O evento foi coroado com aplausos e com uma foto reunindo autoridades e membros do COMPED.

Forum Deficientes Camara 3

Forum Deficientes Camara 2