Biblioteca Municipal promove Projeto Varal Literário até o dia 30

Notícias

Aproveitando a época da realização da Festa Nordestina de Itupeva, a equipe da Biblioteca Municipal de Itupeva, da Secretaria de Agricultura, Turismo e Cultura, promove, até dia 30 deste mês, o projeto Varal Literário, com o tema 'Literatura de Cordel'.

Esta é uma atividade cultural que busca compartilhar informação e conhecimento através da exposição de pequenos textos, folhetos, livros de diversos gêneros literários e até mesmo desenhos e pinturas.

"Temos nos empenhado em equipar a Biblioteca Municipal e promover ações que estimulem aos munícipes a busca pela leitura", explicou Valdirene Pavan, secretária de Agricultura, Turismo e Cultura.

Como funciona? Neste projeto, a Biblioteca Municipal disponibiliza alguns materiais para que o público possa ler, folhear, declamar, se inspirar, e também materiais "em branco", para que os interessados criem suas próprias narrativas e, de maneira colaborativa, contribuindo para a composição do varal literário.

"Aquelas pessoas que participarem do projeto, escrevendo seu próprio cordel nos modelos em branco que disponibilizamos, concorrerão a um sorteio de uma pequena lembrança como forma de agradecimento e incentivo", comentaram a bibliotecária, Renata Mayumi Zamami e a pedagoga, Cássia Teresa Salles Domingues.

Além de apresentar ao público novos autores, histórias e formas escritas, o projeto também visa incentivar o desenvolvimento das práticas de leitura e escrita de maneira interativa e divertida, valorizando assim o potencial de criação de cada participante.

A Literatura de Cordel - É caracterizada por ser uma poesia popular impressa no formato de folheto e ilustrada com xilogravuras. Aborda fatos do cotidiano, episódios históricos, lendas, temas religiosos e textos de cunho político, sendo também um instrumento de crítica social. A linguagem coloquial, utilização de sarcasmo, ironia e humor em forma de rimas são características da escrita desta modalidade literária.

Qualquer pessoa pode participar da ação. Caso alguma escola tenha interesse em participar, basta entrar em contato com a equipe da Biblioteca Municipal e agendar a ida à unidade. O telefone de contato é (11) 4591-8537.