Caminhada ao Paço Municipal marca o início da Semana de Luta da Pessoa com Deficiência

Notícias

Uma caminhada na manhã desta sexta-feira (20) marcou o início da Semana de Luta da Pessoa com Deficiência - de 21 a 28 de setembro – em Itupeva.

Cerca de 60 pessoas de entidades assistenciais, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), além de integrantes do Programa de Esporte Para Todos (PEPT), bem como, familiares e amigos prestigiaram a ação na cidade.

Organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPED) – vinculado à Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social – a caminhada foi iniciada às 8h30, em frente à Igreja Matriz São Sebastião e seguiu até o Paço Municipal, com propósito de chamar atenção da sociedade. “A iniciativa foi uma verdadeira mobilização, em prol da pessoa com deficiência. Portanto, a ocasião foi marcada por reflexão e também por alegria”, afirma a presidente do COMPED, Dayane Aparecida Valle Bandeira.

Já o vice-presidente do COMPED, David Barbosa ressaltou que o envolvimento da população foi imprescindível. “Afinal, essa luta depende de todos”, comenta.

O morador do bairro Medeiros, Amador Herculano da Silva, de 44 anos, também participou da caminhada e fez suas considerações. “Eu convivo com paralisia desde os 4 anos de idade e, ao longo deste período tenho notado que a pessoa com deficiência está sendo mais ouvida. Por isso, considero essa mobilização uma verdadeira festa”, diz.

Por sua vez, Ricardo Novaes, de 27 anos, que reside no bairro Nova Monte Serrat, também esteve na mobilização. “Eu sou deficiente visual e participar deste evento foi uma alegria, pois o mesmo lembrou daqueles que, normalmente são esquecidos”, afirma.

No Paço Municipal, a presidente do COMPED, Dayane Aparecida Valle Bandeira agradeceu o apoio de todos e também solicitou algumas demandas. “Como sugestão à Prefeitura, reforço a importância que às obras públicas sejam voltadas à acessibilidade e que o conselho possa estar ciente destas ações na cidade. Além disso, também considero fundamental, a criação da Casa dos Conselhos, que dará a oportunidade à pessoa com deficiência de estar mais próxima, onde também poderemos guardar nossas documentações e realizar nossas reuniões”, descreveu.

Representando o prefeito de Itupeva, Marcão Marchi, que cumpria agenda no mesmo horário, em outro local, o vice-prefeito e secretário de Governo, Alexandre Ribeiro Mustafa, agradeceu a presença de todos nesta mobilização. “É uma alegria muito grande recebê-los aqui no Paço Municipal. A questão da acessibilidade e igualdade é uma prioridade na gestão Marcão Marchi. Especificamente, com relação às duas reivindicações justas e legítimas apresentadas pela presidente do COMPED, informo que a Casa dos Conselhos é uma demanda que está em andamento e estamos buscando um local adequado para construção da mesma. Quanto às obras públicas, a acessibilidade é sempre pensada, desde a concepção do projeto e aqueles espaços já construídos, focamos nossos esforços para suas adaptações”, ressalta.

A secretária de Desenvolvimento Social, Aline de Melo Alves, também compareceu ao Paço Municipal e rendeu elogios aos idealizadores desta mobilização. “O evento nesta manhã foi emocionante, possibilitando essa aproximação entre o COMPED, que tem realizado um ótimo trabalho no município, juntamente com os assistidos da APAE, frequentadores do PEPT, seus familiares, professores e amigos. Foi marcante o empenho de todos na luta pela igualdade”, comenta.

Ainda no Paço Municipal – Os assistidos da APAE se apresentaram ao público, assim como, os frequentadores do PEPT, com apoio das atletas da Ginástica (da Secretaria de Esportes e Lazer).

Saiba mais – A caminhada até o Paço Municipal contou com a participação das crianças do CRAS Hortênsias e Central (que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) e do  do secretário de Esportes e Lazer, Robinson Toledo, além da presidente da Câmara Municipal, Tatiana Salles e da vereadora, Ana Paula Marciano e apoio da Guarda Civil Municipal, Departamento de Trânsito e Polícia Militar.

Programação – No dia 25 de setembro, às 18 horas, a Câmara Municipal será palco para o 2° Fórum da Pessoa com Deficiência e contará com a palestra “Acessibilidade – um direito ao cidadão”, ministrada por Marco Antônio dos Santos – da Assessoria da Pessoa com Deficiência de Jundiaí.

COMPED (1).jpg

COMPED (2).jpg

COMPED (4).jpg

COMPED (5).jpg

COMPED (6).jpg

COMPED (7).jpg