Agricultores de Itupeva participaram de curso gratuito do Senar sobre agrotóxico

Durante três dias, a Prefeitura de Itupeva ofereceu um curso gratuito com a temática: o uso correto e seguro de agrotóxicos. A oportunidade foi oferecida pela Secretaria de Agricultura, Turismo e Cultura em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

O curso aconteceu entre 12 e 14 de setembro, na própria sede da Secretaria. Participaram 12 inscritos, com idade entre 18 e 60 anos. A instrução do tema foi feita por Sérgio Filipini, com base na norma regulamentadora NR 31.8.

“Nosso objetivo é capacitar os agricultores e produtores rurais para que eles consigam elevar a produção e, com isso, vender ainda mais. Neste curso em específico, o assunto foi a utilização de agrotóxico, principalmente pensando na saúde deste homem do campo”, disse Valdirene Pavan, secretária de Agricultura, Turismo e Cultura.

O Senar, com apoio da Prefeitura de Itupeva, disponibilizou aos inscritos o material didático, café da manhã e almoço, com certificado ao final do curso. Os temas abordados foram: saúde e segurança, agrotóxicos e produtos afins, interpretação das informações do rótulo e da bula, formas de exposição e contaminação, utilização do Equipamento de Proteção Individual (EPI), procedimentos na aquisição, transporte e armazenamento de agrotóxicos, cuidados no preparo de calda e na aplicação, procedimentos para devolução de embalagens vazias e primeiros socorros.

Curso agricultura 1