Com esforços de Itupeva, Circuito das Frutas integra a Atualização do Mapa do Turismo Brasileiro 2019/2020

Notícias

Desde que Itupeva foi eleita a cidade responsável pela Secretaria Executiva do Circuito das Frutas, após uma eleição realizada em janeiro, a Secretaria de Agricultura, Turismo e Cultura tinha uma missão: fazer com que o Circuito atendesse na íntegra a Atualização do Mapa do Turismo Brasileiro 2019/2020. E a missão foi cumprida!

"Com muito trabalho e empenho das outras cidades, conseguimos atender os prazos para realizar a inserção das documentações dos 10 municípios que compõem o Circuito das Frutas no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo Brasileiro", comentou Valdirene Pavan, secretária da pasta.

Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram validadas pelo Ministério do Turismo e incluídas na atualização da plataforma. Neste ano, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e um Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) ativo. Essa atualização faz parte do Programa de Regionalização do Turismo Brasileiro.

Ainda entre os critérios está o orçamento próprio destinado ao turismo e possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo.

"É importante reforçar que se o município não estiver no mapa, fica mais restrito o fechamento de convênios e parcerias nas esferas estaduais e federais. Além disso, também há o estreitamento da relação entre município, Estado e União. Foi um trabalho demorado e muito detalhado, onde contei com a colaboração dos municípios do Circuito das Frutas", explicou Rita Bonequini, Supervisora de Desenvolvimento Turístico e responsável pelo trabalho.

Os municípios recebem ainda o certificado digital, que é uma maneira de comprovar a participação da cidade no Mapa como destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.

Sobre o mapa - A avaliação é realizada a cada dois anos em todo o país e leva em conta o índice de visitantes, quantidade e qualidade dos hotéis, atrações turísticas, dentre outros itens importantes para o desenvolvimento turístico.

Além de avaliar, essa classificação também é responsável por definir os investimentos que devem ser realizados por meio dos programas do Ministério do Turismo. Os municípios bem avaliados e que são incluídos no mapa, passam a receber atenção especial de planejamento, desenvolvimento e estímulo no setor turístico, através de recursos federais.

O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br e a versão impressa foi entregue nesta sexta (13) pelas integrantes da Secretaria de Agricultura e Turismo ao prefeito, Marcão Marchi, e ao vice-prefeito e secretário de Governo, Alexandre Mustafa.

Mapa Turismo Circuito das Frutas 2