Centro de Educação Ambiental é inaugurado em Itupeva

Notícias

O prefeito de Itupeva, Marcão Marchi, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Dani Marchi e do vice-prefeito e secretário de Governo, Alexandre Ribeiro Mustafa, inaugurou na manhã desta quinta-feira, 12 de setembro, o Centro de Educação Ambiental, integrante do Programa Município Verde Azul.

O novo espaço na cidade tem por objetivo formar cidadãos preocupados com a preservação do planeta para as futuras gerações. “Hoje, foi plantado uma semente muito especial em nosso município. O Centro de Educação Ambiental foi feito para nossas crianças e nossa população, visando à preservação do meio ambiente. Trata-se de um projeto importantíssimo e pioneiro em nossa cidade”, afirma o prefeito Marcão Marchi.

Com recursos próprios, a iniciativa conta com atuação das secretarias municipais de Educação e Mobilidade Urbana e Meio Ambiente.

Localizado na rua Pedro Marchi, no Jardim Buriti, o espaço é destinado à multiplicação das Boas Práticas Ambientais. “O Centro de Educação Ambiental tem como primeiro objetivo receber às crianças do 1º ao 5ª ano da Rede Municipal de Ensino, desenvolvendo atividades vinculadas ao meio ambiente. Em toda à Rede Municipal trabalhamos a temática, por meio dos temas transversais e este local é muito apropriado para que às crianças possam fazer o estudo do meio, conhecendo uma horta, um orquidário e plantas nativas da região, num espaço educativo voltado ao meio ambiente”, ressalta o secretário municipal de Educação, Fábio José de Andrade.

O Centro de Educação Ambiental possui estrutura formada por biblioteca com livros de temas ambientais, exposição de móveis com materiais recicláveis, horta orgânica, espaço para mudas nativas, orquidário, lixeiras de coleta seletiva, além de gramado. “A ideia do Centro de Educação Ambiental reforça as crianças, a importância dos cuidados ao meio ambiente. Essa área possui amplo espaço, horta orgânica, orquidário, uma biblioteca, móveis feitos com materiais recicláveis, oferecendo instrução aos seus visitantes quanto ao processo de reciclagem, contando também com uma área com equipamento de compostagem, que as pessoas poderão utilizar e aprender um pouco mais sobre o assunto”, confirma o secretário municipal de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, Renato Gonçalves.

Saiba mais – A solenidade também foi abrilhantada pelas apresentações da Eco Fanfarra dos alunos da EMEFEI Cássio Bussab (Santa Eliza) e também dos estudantes da EMEF Victória Cômodo Raymundo Fernandes (Jardim Alegria), a partir do Jogral Cuidado da Terra.

Os secretários municipais Robinson Toledo (Esportes e Lazer), Valdirene Pavan (Agricultura, Turismo e Cultura), Aline de Melo Alves (Desenvolvimento Social), Antônio Germano Sai (Infraestrutura e Manutenção da Cidade) e Jonas Furlan (Defesa Civil) prestigiaram a inauguração, assim como, o comandante da Guarda Civil Municipal, José Augusto Gonçalves Alves, além da presidente da Câmara Municipal, Tatiana Salles e os vereadores Ezequiel Alves de Oliveira e Salvador Philomeno Polli.

O evento também contou com a presença da presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA), Denise Soares, a profissional de relações públicas da CETESB, Rachel Antas Bugalha, além de Mônica Ivelli e Dalva de Oliveira, que atuam na Diretoria de Ensino de Jundiaí.

INAUGURAÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTA (2).jpg

INAUGURAÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTA (7).jpg

INAUGURAÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTA (9).jpg

INAUGURAÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTA (13).jpg