Itupeva marca presença no seminário Juntos pela Cultura, do Governo do Estado

Os gestores da Casa da Cultura, acompanhados do vice-prefeito e secretário de Governo, Alexandre Mustafa, participaram na última segunda-feira (9) do seminário Juntos pela Cultura, promovido pelo Governo do Estado.

Durante o evento aconteceu o lançamento do programa que leva o mesmo nome do seminário.  Por meio de chamadas públicas, prefeituras de todo o Estado poderão inscrever projetos para participar das ações e receber recursos.

“Nossa participação foi fundamental para entender o processo e como será feita a escolha dos projetos. Vamos nos reunir com a equipe que está envolvida na Cultura de Itupeva e elaborar programas que atendam aos editais do Governo do Estado”, explicou Valdirene Pavan, secretária de Agricultura, Turismo e Cultura, que esteve na cerimônia.

As prefeituras devem inscrever projetos nas seguintes linhas:

- Tradição SP: o programa apoiará eventos e expressões culturais populares tradicionais do estado;
- Virada SP: onde serão selecionados quatro projetos de viradas culturais, de municípios com perfis distintos, em macrorregiões diferentes;
- Circuito SP: municípios da região receberão espetáculos de música e artes cênicas de alto nível, além de exposições e atividades de formação e capacitação;
- Revelando SP: eventos para celebração e valorização da cultura popular e tradicional de São Paulo, que acontece de 13 a 17 de novembro, no Parque da Água Branca;
- Gestão SP: novo programa que vai oferecer, em parceria com instituições de excelência, cursos executivos em gestão cultural para secretários municipais e gestores de equipamentos culturais, com a flexibilidade da educação à distância e sem custo para as prefeituras.

O objetivo central do programa Juntos pela Cultura é ampliar o acesso à arte e à cultura em todas as regiões do estado, com mais eficiência e uma visão municipalista de gestão.
Estiveram presentes na cerimônia, além de Mustafa e Valdirene, Maria Luísa Campo Silvan Molena  e Adelaide Casalli.