Projeto Eco Político Pedagógico em ação nas escolas e creches de Itupeva

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Um dia de recordações e ótimas lembranças. Assim, os estudantes do Ensino Fundamental e Infantil, da EMEFEI Cássio Bussab, localizado no bairro Santa Eliza, participaram nesta quinta-feira, 5 de setembro, de mais uma ação na construção do Projeto Eco Político Pedagógico, a partir do levantamento de dados históricos desta unidade escolar.

De acordo com a supervisora de Ensino, Ana Paulo Balarin, a iniciativa é da Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria Municipal de Educação, abrangendo todas às escolas e creches da cidade. “Trata-se de uma ação que tem mobilizado toda equipe gestora, comunidade e alunos, em torno de algo tão significativo”, explica.

Nesta quinta-feira, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a primeira merendeira e a uma das primeiras colaboradas da EMEFEI Cássio Bussab, renomeada em 25 de outubro de 1999. Na ocasião, as senhoras Maria de Lurdes Pontelo Azevedo e Ione Tonoli Corrêa Leite participaram de uma contação de histórias com os estudantes, com intuito de resgatar os primeiros anos de funcionamento da unidade.

“Eu resido no Santa Eliza desde 1960 e ajudei de inúmeras maneiras à escola, que iniciou suas atividades de maneira adaptada. Naquela época auxiliava os professores com a limpeza da classe e tudo o que era necessário”, recorda dona Maria de Lurdes.

“Trabalhar na escola foi uma satisfação. Aliás, foi meu primeiro emprego formal, preparando a refeição das crianças na época”, lembra dona Ione Tonoli.

Segundo a diretora da unidade escolar, Joildes Freitas, o Projeto Eco Político Pedagógico está gerando um grande aprendizado. “Pois conhecer a história da EMEFEI Cássio Bussab é uma alegria, não somente para os alunos, como também para os professores, funcionários e colaboradores em geral”, afirma.

O secretário municipal de Educação, Fábio José de Andrade reforça que o Projeto Eco Político Pedagógico se estenderá por todas às unidades escolares. “Todas às escolas e creches estão mobilizadas, em prol desta iniciativa, resgatando suas origens, por meio de pertencimento, escuta dialógica e criação de sentido para novas possibilidades, causando assim transformação no comportamento de todos os envolvidos”, finaliza.

 

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