Festival da Primavera: concurso gastronômico vai eleger o prato típico do município

Notícias

Nos dias 27, 28 e 29 de setembro a Prefeitura de Itupeva promove o Festival da Primavera. Entre as atrações principais, um concurso gastronômico vai eleger o prato típico do município. As inscrições começam no dia 10 e seguem até dia 20 de setembro.

“Essa é a primeira vez que o município recebe uma competição deste tipo. É com ela que vamos eleger o prato típico da cidade e que será a marca registrada da culinária itupevense. A receita do prato eleito será indicada como Patrimônio Imaterial da cidade, através de projeto de Lei”, disse Valdirene Pavan, secretária de Agricultura, Turismo e Cultura, pasta responsável pelo evento.

O concurso gastronômico é destinado à categoria cozinheiro amador e o tema central será “Pelo resgate das memórias e das raízes históricas de nossa cidade”, que resultará na eleição do prato típico de Itupeva e na premiação dos três primeiro colocados.

Inscrições - Para participar, o candidato deve aceitar e cumprir as regras do regulamento, realizar todos os procedimentos indicados no documento e estar ciente de que por quaisquer irregularidades, a inscrição poderá ser cancelada.

Podem participar pessoas maiores de 18 anos e que residam em Itupeva ou ter endereço comercial fixo, caso seja pessoa jurídica.

O interessado e seu auxiliar precisam preencher a ficha de inscrição na Secretaria de Agricultura, Turismo e Cultura e apresentar no ato a receita.

No dia do evento serão disponibilizados pela Prefeitura a infraestrutura. Todos os itens essenciais para a realização da receita são de responsabilidade do participante.

A receita – Como parte da proposta do evento é valorizar a cultura itupevense no que se refere à alimentação, será obrigatório a utilização de três ingredientes, das seguintes opções: brócolis, cachaça, café, cerveja, mel, milho e uva Niágara rosada.

“A eleição do prato típico da cidade é uma maneira de valorizar a cultura local e também de fomentar o turismo gastronômico. Está diretamente vinculada ao apelo histórico contido na escolha dos ingredientes, que considerou o tema do Concurso Gastronômico. São ingredientes que estão presentes em nossa história”, explicou Rita Bonequini, supervisora de Desenvolvimento Turístico.

Premiação e avaliação – O concurso acontece no segundo dia do Festival da Primavera. Serão analisados os critérios de sabor, criatividade, originalidade, aroma, técnicas, textura, assiduidade higiênica, organização e apresentação do prato.

O primeiro colocado receberá a premiação no valor de 3 mil reais, o segundo 2 mil reais e o terceiro, mil reais. Todos os vencedores devem receber o certificado de participação e a medalha de honra.