Prefeitura firma parceria com o SEBRAE-SP para desenvolvimento de Projeto Educacional

A Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com a participação da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico firmou um convênio com o SEBRAE-SP para beneficiar estudantes da Rede Municipal de Ensino, do 1º ao 5º ano, a partir do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP).

Na prática, a primeira etapa desta iniciativa foi iniciada na última segunda-feira, 2 de setembro, reunindo professores do Ensino Fundamental no HTPC.

A parceria oferece o material apostilado de qualidade, bem como, o curso EAD de 30 horas com a realização de prova temática, além de 8 horas presenciais com formadores do próprio SEBRAE-SP.

Como proposta, a educação empreendedora transmitida pelo SEBRAE-SP para o Ensino Fundamental, incentiva à busca pelo autoconhecimento, novas aprendizagens e espírito de coletividade.

O prefeito Marcão Marchi destaca a importância de parcerias neste sentido. “Afinal, nossa maior preocupação é a formação dos nossos jovens estudantes, visando um futuro promissor, almejando uma carreira profissional de sucesso”, diz.

De acordo com o supervisor de Educação e coordenador deste novo projeto (em parceria com o SEBRAE-SP), André Mariano, as atividades do curso destinadas aos professores são divididas por ano/turmas. “Para o 1º ano, os docentes estão estudando o Mundo das Ervas Aromáticas. Já para os professores do 2º ano, o tema ensinado é sobre Temperos Naturais. Por sua vez, às Oficinas de Brinquedos Ecológicos abrangem conteúdo para os professores do 3º ano. Para o 4º ano, os docentes aprendem sobre o tema Locadora de Produtos e, por fim, para os professores do 5º ano, o tema de estudo diz respeito aos Sabores e Cores”, explica.

O secretário de Educação, Fábio José de Andrade, afirma que a parceria com o SEBRAE-SP vai ao encontro dos quatro pilares da Educação, propostos pela Unesco. “Aprender a conhecer (adquirir os instrumentos), aprender a fazer (para poder agir sobre o meio envolvente), aprender a viver juntos (a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas) e aprender a ser (via essencial que integra os três precedentes)”, comenta.

Já o secretário interino de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, Pedro Geraldo de Campos Neto explica que a iniciativa vem ao encontro com a cultura empreendedora de Itupeva. “Pois incluir na grade curricular do estudante aulas de empreendedorismo, prepara o jovem para o futuro e seus desafios no mercado de trabalho”, resume.

A próxima etapa do JEEP acontecerá no dia 9 de setembro, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, no HTPC, com a proposta pedagógica para cada ano do Ensino Fundamental, por meio de atividades lúdicas, enfatizando o ambiente da aprendizagem.