Palestra sobre alimentação saudável marca a conclusão do Projeto União Faz a Vida

Notícias

Desde o início do ano letivo, os alunos do Jardim da EMEFEI Professora Maria Stela Salles Izzo, localizada no bairro Parque das Hortênsias, em Itupeva, têm desenvolvido o Projeto União Faz a Vida e nesta quarta-feira, 28 de agosto, a ação foi concluída, a partir de uma palestra sobre alimentação saudável, com a presença do clínico e nutrólogo, Gustavo Leão.

A iniciativa desta manhã foi uma ação compartilhada entre as secretarias de Educação e Saúde.

Segundo Gustavo Leão, a palestra ministrada aos estudantes teve como tema central, a prevenção da obesidade infantil. “Sendo um assunto de extrema relevância na atualidade, pois a comorbidade tem aumentado entre às crianças, ocasionando em futuros problemas de saúde na fase adulta”, descreve.

Baseado em dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), Gustavo Leão detalha que a cada 10 crianças, 4 são obesas e a cada 4, 3 são sedentárias. “Gerando enorme preocupação, em virtude do uso exagerado da tecnologia e a diminuição de atividades físicas, bem como, a má alimentação”, comenta.

De acordo com a coordenadora da unidade escolar, Deise Marques da Silva Simão, embora o projeto tenha sido constituído para os alunos do Jardim, o mesmo se estendeu para todos os segmentos da escola. “E o objetivo é promover saúde e conscientizá-los sobre a importância da alimentação saudável, sendo que já notamos essa evolução entre às crianças, transmitindo esse aprendizado aos seus pais e responsáveis”, ressalta.

Simone Vosgnhak Cervelin que atua como diretora da EMEFEI Professora Maria Stela Salles Izzo, também afirma que os alunos estão assimilando o conteúdo trabalhado em sala de aula. “Além do que, eles conhecem a cozinha da unidade, acompanham como é feita a manipulação dos alimentos, aprendem a se servir sozinhos e alcançam autonomia nesta experiência. Ou seja, são grandes multiplicadores de todo aprendizado, repassando o conhecimento aos seus familiares e amigos”, explica.

Às agentes de saúde, Pêdra Maria e Janaína Spindola e a enfermeira, Joyce Daiana também estiveram na unidade escolar, durante a realização da palestra.

 

PALESTRA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL (5).jpg

PALESTRA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL (3).jpg