11º Salão de Artes de Itupeva é aberto ao público no Paço Municipal

Notícias

Uma semana cultural e muito especial no Paço Municipal. Assim foi aberto ao público, o 11º Salão de Artes de Itupeva, nesta segunda-feira, 26 de agosto.

 A exposição de artistas locais, com obras originais seguirá na cidade até sexta-feira, 30 de agosto, das 8 às 17 horas.

A solenidade de abertura foi marcada pela premiação de diversas obras, divididas em quatro categorias: pintura, escultura, desenhos/gravuras e fotografias.

Segundo o prefeito, Marcão Marchi, o incentivo à cultura sempre fez parte de sua vida política e, enquanto vereador foi autor da Lei de número 1.605 de 2007, para a criação do Salão de Artes de Itupeva. “É muito importante o incentivo à cultura, por meio do 11º Salão de Artes de Itupeva. Parabenizo a todos e valorizo o artista da cidade e fiquei muito feliz em poder participar e realizar este evento em Itupeva”, destaca.

De acordo com a secretária de Agricultura, Turismo e Cultura, Valdirene Pavan, realizar este evento na cidade é motivo de orgulho, sendo a terceira edição na gestão Marcão Marchi. “É com muito prazer e muita alegria que desenvolvemos o Salão de Artes pela terceira vez. Trata-se de um projeto feito por nosso prefeito Marcão Marchi, que tem muito entusiasmo em promover este encontro, que a cada ano tem se tornado mais lindo e essa edição está maravilhosa”, comenta.

Já o curador de arte e jurado do Salão, Adélio Sarro, considerou de extrema importância o 11º Salão de Artes na cidade. “Afinal, é um grande incentivo aos artistas, visando uma produção cada vez melhor, por meio de novos caminhos e horizontes neste segmento”, diz.

Com a presença de artistas, familiares e apreciadores da arte, a Prefeitura de Itupeva rendeu premiação aos primeiros lugares, com a quantia de R$ 2.500,00, além de troféus aos segundos e terceiros e certificados a todos os participantes.

Na categoria pintura, o prêmio foi concedido pela criatividade, associada à técnica, destaque à visão contemporânea e originalidade para Mônico José Martins dos Reis, com a obra ‘Amor Fitness’. “Essa conquista é um incentivo para a minha trajetória. Nós artistas trabalhamos para sermos reconhecidos no mercado e quando alcançamos isso é muito gratificante”, ressalta.

Já na categoria escultura, a obra “Armadura com maçã flechada” de Jedson C. Domingues ficou em primeiro lugar, com técnica excelente, criatividade, elaboração e uso adequado de material de difícil manuseio.

Na categoria desenho/gravura, o primeiro lugar ficou para Emerson José Alves dos Santos, com a obra “Tina”, com o uso de técnica apurada, boa composição, desenho limpo e bem elaborado. “Esse prêmio significou muito, pois se trata da minha primeira participação no Salão de Artes de Itupeva. Eu peguei gosto pelo desenho há pouco tempo e quis expor o que mais amo na vida, ou seja, a minha família. Portanto, foi um momento muito marcante e especial”, descreve.

Por fim, na categoria de fotografia, o conjunto das obras “Fazenda do Sertão” e “Cabana” garantiu o primeiro lugar para o fotógrafo, Michael Henrique de Almeida, em virtude do domínio técnico, captação da luz e composição criativa e oportuna. “Essa conquista tem grande representatividade em minha vida, pois vivo da fotografia e do esporte”, confirma.

Quem também prestigiou o evento nesta segunda-feira, 26 de agosto, foi o vice-prefeito e secretário de Governo, Alexandre Ribeiro Mustafa, o chefe de gabinete, Liraucio Tarini Junior, os secretários, Robinson Toledo (Esportes e Lazer), Renato Gonçalves (Mobilidade Urbana e Meio Ambiente), Fábio José de Andrade (Educação), a presidente da Câmara Municipal, Tatiana Salles, os vereadores Edicarlos Candiani Luna e Ana Paula Marciano e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Itupeva, Gustavo Arruda Camargo.

 

Confira a relação de premiados por categoria:

 

 

Pintura:

1º lugar: Mônico José Martins dos Reis (obra – Amor fitness)

2º lugar: Antônio Carlos dos Santos (obra – Belo Tucano)

3º lugar: Gilberto Carlos Viana (O sagrado Feminino)

 

 

Escultura:

1º lugar: Jedson C. Domingues (obra – Armadura com maçã flechada)

2º lugar: Alvaro Leonetti Junior (obra – Apóstolo Pedro)

3º lugar: Miguel Augusto Barbosa dos Anjos (obra – Bacural)

 

 

Desenhos/Gravuras:

1º lugar: Emerson José Alves dos Santos (obra – Tina)

2º lugar: Henile Ferreira Costa Palloni (obra – Falcão de Peito Laranja)

3º lugar: Gabrielli Ferreira Costa (obra – Aconchego)

Menção Honrosa: Leonardo Paris (obra – Espectro da Evolução)

 

 

Fotografia:

1º lugar: Michael Henrique de Almeida (obras – Fazenda do Sertão e Cabana)

2º lugar: Viviane Aranha (obra – Cavalos na hípica e passarela)

3º lugar: Ana Carolina Barbi Pinho de Mello (obra – A luz da janela)

Menção Honrosa: Edite de Fátima Viana (obra – Perfeição da Natureza)

 

 

Serviço - O Paço Municipal está localizado na avenida Eduardo Aníbal Lourençon, 15, no Parque das Vinhas.

 

 

 

SALÃO DE ARTES (1).jpg

 

SALÃO DE ARTES (3).jpg

SALÃO DE ARTES (5).jpg

 SALÃO DE ARTES (6).jpg