Mais de cem motociclistas participaram do segundo pit stop educativo

Notícias

O veículo mais ágil de deslocamento no trânsito dentro das vias municipais também é considerado o mais arriscado, segundo os dados do DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres). Na última década foi registrado mais de 70% de indenizações pagas para acidentes envolvendo motocicletas entre os três tipos de vítimas, motoristas, passageiros e pedestres. Porém, a cidade de Itupeva vai na contramão desses números.

Após um trabalho realizado pela Prefeitura através da Secretaria de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, os números têm caído cada vez mais. Em 2017 foram registrados 92 acidentes envolvendo motociclistas, já em 2018 esses dados caíram para 76. 

Com início no dia 9 de agosto, a campanha de conscientização de acidentes com motocicletas, com o slogan ‘Motociclista prudente não se envolve em acidentes’, vem sendo organizada pela pasta. 

“Desde o início da gestão do prefeito Marcão Marchi estamos fazendo diversas ações para diminuir os acidentes dentro do nosso município, o trabalho envolvendo motociclistas fazem parte do nosso cronograma anual de serviços para conscientizar a população sobre o assunto”, comentou o secretário de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, Renato Gonçalves. 

Nesta sexta-feira (23), na Praça São Paulo, aconteceu o segundo pit stop educativo. Esta é uma ação elaborada em parceria com a GCM (Guarda Civil Municipal) e a empresa Mila Moto, e contou com a participação de mais de 100 motociclistas, que receberam brindes e vistorias em mais de 20 itens de suas motos. 

“É uma ação para nós motociclistas termos a conscientização de mantermos a moto em ordem, são manutenções preventivas que podem evitar acidentes e até salvar nossa vida”, falou o motociclista, Fábio Cruz.

“Fiz a revisão da minha moto recentemente, com esse pit stop aproveitei para ver se não tinha nada de errado com ela. No meu ponto de vista, ações como essa, ajudam a diminuir os acidentes”, disse o aposentado, Judivaldo Patrício. 

Além dos pit stops educativos, durante o período da campanha também estão sendo publicados vídeos de conscientização nas redes sociais e site da Prefeitura de Itupeva. A campanha de acidentes com motocicletas no município se encerra no dia 22 de setembro, dentro da Semana Nacional do Trânsito.

Confira abaixo a programação dos pit stops educativos:

Dia 06/9 (Sexta-feira) 
Local: Rua Emancipadores do Município (Próximo ao Parque da Cidade)
Horário: Das 9:30 as 11:30.

Dia 20/9 (Sexta-feira)
Local: Avenida Emílio Chechinato (Próximo ao Parque da Cidade)
Horário: Das 9:30 as 11:30.

IMG 8034 2

Motoc